segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Produtividade, conhecimento e as nossas hipóteses




Vamos falar de produção?
O que você anda fazendo com o seu tempo?
Trabalhando... mas num trabalho alienado?



Isso aqui deve ter mais peso do que meus arquivos anteriores... quer dizer, do ponto de vista do conhecimento científico sim... mas quem é que quer saber disso agora?





Eu não sei mais o que dizer sem recorrer a alguma coisa que já ouvi antes. E Popper é bem claro quando diz que todo o conhecimento é modificação de algum conhecimento anterior. Textualmente :
“Todo o nosso conhecimento é impregnado de teoria, inclusive nossas observações.” (Popper, 1975)
•O conhecimento é falível, corrigível, e virtualmente provisório. •“Podemos portanto dizer que o método crítico ou racional consiste em deixar que nossas hipóteses morram em vez de nós” (Popper, 1975)
•“A função argumentativa da linguagem, a mais elevada das funções, pode ser encontrada em atividade nas discussões críticas. Ela é a culminância da capacidade humana de pensar racionalmente.” (Silveira, 1996)
Eu amo conhecer...não tudo, porque existe muita coisa nesse mundão... coisa que muitas vezes não faz nenhum sentido pra nós...
Outro dia, andando rapidamente por uma rua lateral que dá acesso a Sete de Setembro, indo pra exposição de Portinari, na Carlos Gomes, vi um homem comendo lixo... era resto dos restaurantes próximos e como toda comida estragada, fedia... Mas a fome é algo que não sabemos o que é de verdade, pois quando "morremos" de fome, damos um jeito e sempre fazemos escolhas... mas tem gente que não pode esclolher...
Eu fui passando, que não vou dar uma de indignada com a sociedade e com os bens que não repartimos. Só acho que esta pessoa, tão pessoa quanto eu, está buscando suas soluções. Existem lugares em que não se encontra comida estragada no lixo ou restos... E você, que soluções está buscando para os seus problemas e conflitos? Eles devem ser enormes!!! Do seu ponto de vista, né?
Então, com todo conhecimento que temos, com nosso trabalho, nossas conquistas, nós não somos nada além de caixas pretas... pra nós e pra todo o resto.
Como ser produtivo? Como ser uma pessoa melhor? Com se livrar das coisas indesejáveis? Especialmente se nós estamos sempre as buscando?
Ah, isso não se responde numa linha... alguns dirão que é uma busca incessante... deve ser... deve ser...
Todo conhecimento é também poder... poder de mudança...









Pra pior ou melhor... Mas amudança pra melhor sempre me seduziu mais...
E as nossas hipóteses? Temos hipóteses pra tudo... especialmente para os mistérios do Universo... Oh, que viagem! A minha hipótese é que ao acordarmos, acionados pelo "ação" que a ausência de sono nos dá, começamos um novo dia... com um cenário mais ou menos igual e personagens mais ou menos definidos... Estamos constantemente escrevendo roteiros e atuando... Esse papo de "atores" é muito bom... soms grandes atores... e a vida? A vida é definitivamente oq ue fazemos dela... sem tirar nem pôr...







E as nossas hipóteses? Temos hipóteses pra tudo... especialmente para os mistérios do Universo... Oh, que viagem! A minha hipótese é que ao acordarmos, acionados pelo "ação" que a ausência de sono nos dá, começamos um novo dia... com um cenário mais ou menos igual e personagens mais ou menos definidos... Estamos constantemente escrevendo roteiros e atuando... Esse papo de "atores" é muito bom... soms grandes atores... e a vida? A vida é definitivamente oq ue fazemos dela... sem tirar nem pôr...




Até mais... que a filosofia é um terreno baldio pra mim... no dia em que eu plantar flores nesse terreno, talvez me sinta menos distante...















Nenhum comentário: