quarta-feira, 28 de novembro de 2007

I Simpósio Baiano de Tecnologias da Informação e Comunicação

Finalmente vou comentar sobre esse simpósio! É, porque as coisas por aqui não são necessariamente cronológicas...
Aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro no IAT, foi promovido pelo Centro de Educação, Tecnologia, Informação e Ciência (Cetic) da UNEB e tratou da Inclusão sociodigital de jovens em situação social de risco.
Foi um evento elaborado por um grupo muito unido e amigo, o que possibilitou uma intereação bastante agradável com os palestrantes, mediadores, coordenadores dos grupos de trabalho e monitores.

A programação foi totalmente cumprida, dentro dos prazos e com tempo pra perguntas e debate. Pela manhã, primeiramente ocorriam as mesas-redondas (que sempre são retangulares) seguidas das oficinas... as oficinas foram realmente práticas! Acredito que o ponto forte do simpósio é justamente a metodologia das oficinas...
Tivemos no dia 20 um grupo de trabalho sobre EAD na Bahia que foi coordenado pelas ótimas, sorridentes, competentes e disponíveis professoras Mary, Valnice, Rosângela e Antonete. A apresentação dessa atividade foi na forma de parábola e eu achei muito bacana, porque explorou nosso potencial criativo, além de ser muito divertido de fazer.

No dia 21 tivemos a Oficina de AVA e ROA, coordenada por Mary e Jader... Pela manhã a conferência esclarecia, atualizava e à atrde a gente partia pra prática... Tivemos uma experiência legal com o Moodle (que já uso, no entanto aprendi muito mais!)

Do dia 22 tivemos a oportunidade de aprender mesmo sobre jogos digitais... montei até um "Bioaventure" e tivemos excelentes conferências com Lynn... Adorei! Especialmente porque foi algo totalmente novo! Os monitores (não sei o nome deles!) foram atenciosos e realmente demonstram gostar do trabalho que desenvolvem na UNEB. Gostei muito também da explanação do Gildeon, completamente apaixonado pelo seu trabalho de mestrado!


Faltou falar do Professor Arnaud Soares, que coordenou o evento em si. Percebemos que foi tudo bem planejado e bem articulado.



Quem estiver estranhando essa forma séria de escrever (pô, eu tenho muitos estilos!) é porque isso aqui é simplesmente uma opinião sobre o evento em si...

Lamentamos que o IAT não tenha disponibilizado nem os lanches! E a própria localização do IAT não é muito legal para alimentação. Por isso, geralmente o IAT em seus eventos disponibiliza a alimentação sem custo. Com custo, fica quase R$10, o que eu considero caro... O Colégio Dom Bosco tem um almoço de péssima qualidade (sal puro...coitados dos alunos que almoçam na cantina de lá) e com péssimo atendimento. Mas isso a gente resolveu no dia seguinte, andando um pouco mais e comendo num local simples, porém com uma boa comida caseira, lá na entrada do Vale dos Lagos.

No mais, a equipe está de parabéns mesmo! A sintonia deles é realmente visível! Valeu mesmo!

Ah, encontrei Helen e Cleide, uma colega do tempo que atuei no PGP/LIDERE...

Também fui no dia 21, depois do Simpósio, pra palestra “O consumo da informação e as novas tecnologias” e encontrei Rosângela, Valnice e Antonete... muito bom, porque minha fiel companheira Mamy, nesse dia resolveu ir em outro evento. Fiquei realmente muito bem acompanhada! Essas meninas são ótimas mesmo!

Inté, que Mamy já ligou... o expediente acabou e vamos agora pro Maria-Maria, pras quartas-interativas... depois comento...

Bye


Xi... essa sou eu... há três "personalidades" que escrevem esse blog:

1 - Amazona, que escreve sobre cultura, comportamento virtual, informação, lazer e coisas do gênero;


2 - Musa, que escreve poemas, e é o meu alter-ego cheio de complexidades e despudor.


3 - Eu, lado A... a professora, funcionária pública, que fala dos assuntos mais técnicos e das experiências em sala de aula... ainda não assinei nenhum texto... mas quero assinar esse...com pseudônimo, claro! Deixe-me ver... se eu fosse uma super-heroína, esse seria o lado que todos vêem... os outros dois seriam o lado B, entende? Então, o nome vai ser Girl.net!










2 comentários:

José Rosa Soares Filho disse...

Puxa, foi muita coisa neste post, mas valeu. Como você se referiu a Nelson Pretto, gostaria de sugerir um artigo que ele produziu recentemente se posicionando sobre o que ocorre na UFBA, admiro o professor também e principalmente pelo seu engajamento (http://joserosafilho.wordpress.com/2007/11/22/ufba-o-desafio-do-dialogo-por-nelson-pretto/). Um aperitivo: "Escola e universidade não foram feitas para acomodar, mas sim para provocar o instituído, e constituir-se como embrião do novo "

Amazona Virtual disse...

PÕ, Zézinho, eu concordo pelnamente com o "provocar" do Nelson Pretto... e não apenas na Universidade, onde geralmente a maturidade e busca dos alunos permite isso de maneira mais consciente.

Na escola pública e especialemnte no ensino fundamental, percebo que há pouca provocação... mas os adolescentes de hoje são extremamente antenados... então, cabe a nós provocá-los mais... com filmes, debates, situações... enfim, fazer do trabalhop docente um trabalho motivador pra eles também!