quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mãe, me compra um amigo?






Estava numa loja de doces, como uma criança gulosa, cheia de vontades a serem satisfeitas...




Eu poderia escolher o que quisesse, sem me preocupar com preços ou quantidades...




Bastava escolher...






Peguei uma cestinha e saí escolhendo o que mais me agradava...




Tomava o cuidado de colocar não apenas o que mais gosto, mas um pouco de tudo...




Chocolate, jujuba, balas de algas, pitulitos, tudo, tudo, tudo...







De repente eu vejo um menino um pouco maior que eu... Gostei dele imediatamente...




Escolheu o mesmo chocolate que eu... só que com menos euforia... ele olhava...pegava... olhava o preço...botava lá....pegava outro... no fim ficou com um tablete pequeno... Eu saía pegando e enchendo a cestinha... Já deu pra ver que éramos bem diferentes... mas eu gostei dele...






Virei pra minha mãe e disse:




- Eu quero aquele ali...




- Aquelas balinhas ali?



- Não, aquele menino!



- Miha filha, mas o menino não está a venda!!



- Por que não? Você sempre me disse que tudo tem um preço... pergunte a ele quanto ele é!



- Eu disse isso? Bem, não é exatamente assim... as coisas podem ter um preço... as pessoas não...



- Como não... Meu cachorro teve um preço...e vou disse que os gastos com ele sustentariam uma família inteira... Por acasso meu Pupy não é uma pessoa?



- Calro que não... ele é um animal... um cachorro... vamos ...chega de balas...



- Eu quero que você compre aquele menino !!!( E pra provar que não estava brincando, comecei a gritar cada vez mais alto!!) Eu quero! Eu quero!



- Vamos... deixe de escândalo! Não vou levar mais nada!!!! - E foi me puxando pela mão. Eu me soltei e fui pra junto do menino.... minha mãe pegou o celular pra ligar pro eu pai, que ela nunca resolve nada entre a gente...




- Ei, menino! Quanto você custa? Preciso de você lá em casa! Não aguento mais meus brinquedos, minhas babás e meus pais!!! Eu quero um menino de verdade pra brincar comigo!



- Oi... minha mãe me disse que você é uma criança mimada (disse o menino se aproximando e saindo de perto da mãe dele, que me olhava com cara de assustada).



- O que é isso? Não entendo tudo que os adultos falam... Mas você gostaria de ir na minha casa brincar comigo? Lá tem tudo que você pode querer.... coleção de bonecas, jogos eletrônicos, casinha na árvore... e o que você quiser brincar eu posso pedir pra minha mãe comprar... Quer?



- Mas se você quer que eu vá brincar com você, por que perguntou quanto eu custo?



- Ora, porque ninguém quer brincar comigo de graça! Você acha que eu já não tentei com todos os meus colegas da escola? Com as meninas do balé... com meus colegas do inglês... do teatro... Nem os filhos dos amigos dos meus pais querem brincar comigo! Ninguém quer ir na minha casa brincar comigo! Já prometi mil coisas e nada! E como "tudo na vida tem um preço" achei que é melhor parar de chamar as pessoas e compar logo um amigo de vez!




- Por que você não vai a um parque e faz amigos lá?



- Eu não posso ir a parques... não deixam... meu pai diz que é inseguro pra mim... mesmo com seguranças...



- Mas se ninguém quer brincar com você, VOCÊ deve ter algum problema...



- Você acha?



- Acho... todas as crianças gostam de fazer amigos e brincar... e amigos não tem preço....sua mãe não te ensinou isso?



- Não... ela só repete que tudo na vida tem um preço... de tanto ouvir isso, acabei acreditando... hoje tou vendo que não é bem assim... Mas só tentando resolver meu problema... Você quer quanto pra ir na minha casa uma vez por semana para brincar comigo...



O menino pensou um pouco...



- Por quantas horas?



- Ah, sei lá...umas quatro horas tá bom... pode ser aos sábados, que é quando tenho aula de equitação... podemos...



- O que é equi...equi...



- Equitação... é um esporte... eu gosto... você já montou um cavalo?



- Claro... eu tenho um de madeira... na verdade eu finjo que ele é um cavalo... é só a vassoura mesmo...



- Ah, mas esse é de verdade!! E eu adoro ele... o Ferdinando é o meu melhor amigo...



- É mesmo? Quem é o Ferdinando?



- O meu cavalo... a gente passa boas horas juntos... todo sábado... se você quiser, pode ir comigo pro Haras todo sábado... Pode ser?



- Tenho que falar com minha mãe... mas eu sei que vou gostar muito de cavalos e vou gostar de ir brincar com você e ele... E não precisa me pagar por isso... eu vou de graça!

- Ah, não... de graça não!! Minha mãe sempre diz que nada de graça presta... que hospital de graça não presta... escola muito menos...

- Nem tudo que sua mãe diz tá certo, sabia? Eu estudo numa escola de graça e ela presta sim! Eu adoro minha escola, minha professora e lá meus colegas não são comos os seus, que não querem brincar...

- É mesmo?

- É... lá eu aprendo na hora da aula....brinco no recreio...

- De que?

- De correr... de bola... do que der vontande...

- E o que mais?

- Tem a merenda também... é de graça e é gostosa...

- Mas não existe comida de graça... sua mãe deve pagar a merenda antes e você nem sabe... minha mãe cansa de pagar as contas da lanchonete antes e depois a gente come... então, você é que não sabe...

- Não paga... é tudo de graça...

- Não!!! Você está errado!!! Não existe nada de graça!!!! Tudo tem um preço!! E nada de graça presta! Minha mãe sabe essas coisas... Ela sempre reclama de um tal de "IMPOSTO".... ela me disse que não aguenta mais esse "imposto"... e que ele "come" parte de nosso dinheiro... sua mãe deve dar ao tal imposto o dinheiro antes, pra depois as coisas de graça e que não prestam serem dadas pra você...

- Ai, não tou entendendo mais nada.... você sempre fala essas coisas com seus colegas? Deve ser por isso que eles não querem brincar com você nem pagando!

- Falo... eu ouço isso todo dia... passo pouco tempo com meus pais, mas eles brigam muito sobre essas coisas... e dizem que estão sempre "estressados"... você não sabe a vida dura que eu levo!!

- Deve ser muito dura mesmo... xiiiiiiii... lá vem sua mãe e a minha...

- Pandora, já resolvi tudo... vejo que você está mais calma e fez um amiguinho novo... ele irá a nossa casa uma vez por semana como você tanto queria...

- Posso ficar com ele a semana toda? Gostei tanto dele!

- Não, filhinha! Durante a semana vocês tem escola... a família...

- Ah... mas eu quero estudar na escola dele... De hoje em diante não volto mais pra inha escola... quero estudar na escola dele! Aí vou brincar com ele todos os dias e fazer novos amigos... já resolvi tudo!

- Não se pode mudar assim de escola, filha... e a sua escola é a melhor...

- Melhor para quem? Não é você que está lá com aquelas crinaças chatas... Mãe, eu quero ser uma criança de verdade! Ter amigos de verdade... não vê que você acha que eu tenho tudo mas na verdade eu não tenho nada? Mãe, eu achava que tudo na vida se compra... ninguém nunca me disse que não é bem assim... E eu tou vendo que não é mesmo... Senão eu teria uma coleção de amigos... como minha coleção de bonecas, né, mãe?

- ...

- Mãe você tá triste? Tá chorando? Logo agora que eu encontrei um amigo e vou resolver os meus problemas...



Minha mãe ficou meio branca de repente... desmaiou... caiu no chão... Fica todo mundo sem ação nessas horas e eu e meu amiguinho, que eu descobri que se chamava Antron aproveitamos que a mãe dele, as duas vendedoras, o segurnaça e as poucas pessoas na loja acudiam minha mãe e saímos da loja de doces...



- Vamos aproveitar e sair daqui...nunca me deixam ir a nenhum lugar sozinha... quero conhecer as coisas...

- Mas e sua mãe?

- Ah, ela vai ficar bem... meu pai diz que ela faz isso pra chamar atenção... tudo que ela não consegue resolver, resove desmaiando... Você não sabe o inferno que é a minha vida, Antron!

- (Rindo) Eu tou imaginando... mas meu nome não é Antron... é...

- Ah, não... é Antron sim... igual de um livro que eu li... sobre a Lua... você gosta de ler?

- Gosto... mas ainda não li muita coisa...

- Por que? Eu tenho um quarto só de leitura... você vai gostar de lá... e tem um home theatre lá...

- Rome o que...

- Ah... é uma sala de Tv... entende? Com muitos livros também... mas quase ninguém usa... só eu... Meus pais viajam muito...

- Sua casa deve ser bem legal...

- É nada! Aquilo lá é uma prisão... onde estamos indo mesmo?

- Você me pediu pra ver as coisas... vou te levar num parque aqui perto... hoje é meu aniversário... minha mãe me levou na loja de doces pra escolher um chocolate! Olha aqui...toma um pedaço...

- OOOOOOOOOOOOBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBAAAAAAAAAAAAAAAAA! Eu vou num parque!

- Você nunca foi num parque?

- No Brasil não...

- Ah, tá... vem... vamos atravessar a rua...



Salvador, 14h 02 min


PS- Fico pensando a que ponto meus personagens chegariam se eu não tivesse que imterromper suas vidas fictícias em função do meu trabalho real... Mas eu retomo... um dia...


















Nenhum comentário: