segunda-feira, 9 de maio de 2011

Uma Secretaria que não investe em seus professores, um Sindicato omisso, uma classe desunida...

Estou muito revoltada com a SEC e com o indeferimento do meu processo de afastamento para cursar Mestrado na UFBA. Primeiro que eles fazem a lei de tal maneira, que é praticamente impossível atender às condições para afastamento. E tem que ser do "interesse da administração o afstamento do servidor para frequentar curso". Deveria ser do interesse da administração a qualificação de seu quadro docente... Nós deveríamos ser estimulados a produzir pesquisa em nossas escolas... Não o contrário!


Pelo número de indeferimentos, bem se vê que não há interesse nenhum nisso. O pessoal da SEC deve pensar assim: " Para que o professor das nossas escolas públicas deve dar continuidade aos seus estudos e desenvolver pesquisa dentro dessas mesmas escolas? PARA QUE? Deixa todo mundo lá, por 25 anos, fazendo umas certificações excludentes de vez em quando e tá tudo bem!"


Nosso Sindicato, a APLB também nem serve pra acionar. Estou aqui há 13 anos e nunca vi um movimento decente e conquistas significativas. Aliás, já não está na hora de "remover" os dirigentes vitalícios desse sindicato? Que democracia é essa que há anos se perpetua no poder e não se renova e nem faz nada para nossa classe?


NÃO EXISTE UM SISTEMA DIGNO DE INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA ESTADUAL NA BAHIA!!!! EXISTEM UNS CURSINHOS DE NO MÁXIMO 120 HORAS, QUE SÃO OFERECIDOS VEZ POR OUTRA NO IAT (INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA), COM UM NÍVEL ALTÍSSIMO DE DESISTÊNCIA E METODOLOGIAS UM TANTO ULTRAPASSADAS. JÁ FIZ ALGUNS DELES E POSSO FALAR! ALIÁS, BOM SERIA QUE AS DECISÕES EM EDUCAÇÃO PARTISSEM DA BASE, DAS NECESSIDADES REAIS, E NÃO DE UMA CUPÚLA QUE SEQUER SABE O QUE É ESTAR EM SALA DE AULA! E TEM MAIS, ESSES CURSOS SÓ PODEM SER UTILIZDOS PARA PROGRESSÃO DE 3 EM 3 ANOS! OUS SEJA, VOCÊ TAMBÉM PRECISA LEVAR A SUA CARREIRA TODA PARA ATINGIR O MÁXIMO DE INCENTIVOS (50%)... FALAR EM CARREIRA, QUE CARREIRA?

Então, minha indignação procede. No meu caso foi alegado que eu tenho cargo de comissão (sou vice-diretora 20 horas) e estou em sala de aula as outras 20 horas. Eu liguei e falei com a pessoa que indefere e perguntei o que aconteceria se eu pedisse exoneração do cargo. Aí eu ficaria excedente, e professor excedente não pode se afastar pra curso. Ah, e tem mais, pra se afastar é preciso ter um professor excedente na sua escola para assumir as suas aulas! Não sei nas outras escolas, mas na minha nunca ficam professores excedentes! As turmas são cheias, temos a menor evasão do Estado da Bahia e um dos maiores IDEBs ... A comunidade escolar e local respeita e confia na escola. A briga aqui é pra conseguir uma vaga, já que nossos alunos geralmente entram na 1ª e saem na 8ª série...

Mas nada disso interessa! Não interessa o objeto da minha pesquisa, não interessa que o crescimento intelectual de um professor pode ser muito útil à escola. Interessa sim, manter os poucos professores que conseguem ingressar num mestrado presencial, numa Universidade séria, como é a UFBA, acorrentados às suas 40 horas semanais de trabalho... Que nós professores nos viremos com o pouco tempo que sobra, para estudar, ler, pesquisar e produzir uma pesquisa sobre nossas escolas... Ou seja, a gente que se vire! O Estado, A SEC e a APLB tão pouco se lixando com a gente! MAS NÃO ESQUEÇAMOS DA NOSSA RESPONSABILIDADE EM OS COLOCARMOS EXATAMENTE ONDE ELES ESTÃO AGORA: NO PODER !

Ah, e acredito mesmo que estou num país livre, onde eu como pessoa posso me expressar como quero. Até que me provem o contrário!

2 comentários:

Alessandra Cerqueira disse...

Cara colega
é ultrajante e indecoroso tal indeferimento... justamente os que estão em "cargos" são comprometidos e almejam um futuro melhor para educação, mas de quê forma? se drogando para produzir de madrugada?... vá até a mídia... isso é um escândalo... estou realmente perplexa... então assumir direção e vice direção, é tornar-se escravo desse sistema podre... e vamos a luta companheira, nadar. nadar e morrer na praia... vai classe elege Rui de novo!!!

Amazona Virtual disse...

Pois é Alessandra! Mas não desisti... vou procurar meios de mudar essas "regras"... Isso leva algum tempo...s

Esse Sindicato precisa ser substituído!!!! Será que ninguéá Vm percebe que está VITALÍCIO!!!!!????

PRECISMAOS NOS MOBILIZAR E DEIXAR DE LADO OS LAMENTOS... OS DESENCANTOS COM A EDUCAÇÃO!