terça-feira, 31 de maio de 2011

"Rabete", tritão e o Mistério do carro preto - 5 aulas de debate em sala de aula

Pessoal fico muito encantada com o que vou chamar de método investigativo e a forma como o estou utilizano na minha pesquisa de Mestrado em Educação. Minha orientadora, Cristina D´Àvila aconselhou na reunião de orientação : "Você precisa escrever um diário de bordo, que descreva sua prática." E me indicou excelentes bibliografias sobre etnografia e estudo de caso. Porque eu confesso que o delineamento da coisas em si era a parte mais complexa pra mim. Tou lendo e aliando ao que também tou vendo e entendendo nas disciplinas obrigatórias.

Descrever e pensar minha prática é muito gosotoso! Primeiro porque eu gosto mesmo de escrever! Segundo porque estou me dando conta douniverso rico e vasto que é a minha escola e que desejo revelar pra quem quiser ler. Um dos aspectos da pesquisa etnográfica, segundo Ludke é que os envolvidos sejam capazes de ler e entender o que se diz sobre eles. Sinalizei pros alunos :
- Gente (e escrevi no quadro) vejam isso: http://amazonavirtual.blogspot.com
- É o seu blog, prof... leio direto (Disse Larissa)
- Mas não faz comentários! Não sei quem faz esses quase 27 mil acessos. Espero que leiam... não tudo! Tem coisa lá que é também muito pessoal... Mas tem coisas da escola, poemas... deêm uma visitada... E postem comentários! Sinto falta disso... Depois vamos alimentar mais o blog da escola. Da aula de hoje eu quero um relatório e vou publicar alguns no blog, certo?

A 8M2 é uma turma bem heterogênea. Temos alunos que precisam ser chamados constantemente à atenção para "aterrisarem" e outros completamente concetados... mal piscam! (exagerei!) Uma das partes de minha pesquisa consiste em descrever com riqueza de detalhes a Escola de 1º Grau Jesus Cirsto, o grupo que aprofundarei e as três professoras (uma delas sou eu) de Ciências. Poratnto, dá para ir sentindo o clima escolar pelas interações e relatos.

1) Como escolhemos os temas pra trabalhar em sala de aula?

Vou usar maiúscula toda fez que estiver fazendo uma reflexão. é o que penso. Não necessariamente o certo ou o errado. Meu pensamento apenas.

Os nomes são todos reais e as situações idem. Para a dissertação é possíel que eu use pseudônimos. Mas fora as situações que possam causar constrangimento, prefiro os nomes reais e as coisas exatemente como elas são. Sem maquiagem.

O PROFESSOR/A É ESTIMULADO PELA SUA ROTINA A TRAZER ELEMENTOS NOVOS A SUA PRÁTICA. SE VIVE ATOLADO DE AULAS PRA DAR, PROVAS PRA CORRIGIR E NÃO TEM ESPAÇO, DISPOSIÇÃO OU DINHEIRO PARA O LAZER, PARA EXERCITAR O PRAZER DE VIVER, DIFICILMENTE CONSEGUIRÁ TRAZER MAIS DO QUE O BATIDO CONTEÚDO DE TODOS OS ANOS PARA A SALA DE AULA. POSTURAS INOVADORAS (POR MAIS SIMPLES QUE SEJAM) REQUEREM CRIATIVIDADE, BOA VONTADE E ACIMA DE TUDO UMA CRENÇA QUE SUPERE AS ANGÚSTIAS QUE A ESCOLA PÚBLICA BÁSICA GERALMENTE SUSCITA.

Vi Piratas do Caribe 4 recentemente e resolvi ir com alguns alunos das minhas quatro turmas ao cienma. Tá tendo também uma exposição do Corpo Humano, mas é relativamente caro, R$25,00 meia nos sábados, que é quando posso realizar uma atividade dessas.
Não sei quantos irão, mas fiz um "aquecimento" em duas dessas turmas Antes que alguem ache que o filme não é adequado, vou compartilhar o dia de hoje... etirem suas próprias conclusões.
Utilizei um debate, com "chuva de idéias" escrita no quadro das concepções que els têm sobbre alguyns conceitos... Só pra ver o que surge, o que emerge. Cada aula durou 50 minutos nas 7m1, 7m2 e 8M2. Na 8m1, foram 85 minutos.

Depois pensei nos festivais de literatura, artes visuais e música promovidos pela SEC. O "TAL", "AVE" e "FACE". Fui na reunião semanas atrás e foi ventilado a escola escolher um tema. Na hora achei que é melhor não fixar um tema, deixar livre. Agora, penso que podemos deixar livre, mas estimular temas relacionados aos mitos, lendas, tradições.

Na 7ª M2, estamos fechando "alimentos" e tivemos um café da manhã saudável semana passada. Eles trouxeram o que quiseram e precisavam determinar o que era mais rico em carboidratos, proteínas e lipídios. Também discutimos rótulos, prazos de validade, preços... Na mesa tinha muito pão, mamão, maçã, manteiga, leite, achocolatado, sucos em caixa, banana cozida, bolos (2) e queijo (pouco). Na verdade a discussão anterior sobre o quanto estamos engordando, do quanto temos de gente morrendode fome, do quanto cometemos erros que se configuram em processo de doença e de como desperdiçamos, foi bem produtivo. Uma de nossas alunas já tem gastrite aos 15 anos e continua tomando refigerante todo dia...

- Você sabe que refirgerante é um monte de "antes" e gás? Tem muito açúcar, aromatizante, corante, conservante ,gás carbônico e muitos tem ácido fosfórico... Quanto custa uma duzia de laranjas? (Disse eu)
- Um real... dois
- E um refigerante de dois litros?
- Depende... refrigereco é mais barato...
- Tem vitaminas, como nos sucos de frutas?
- Não! (muitos ao mesmo tempo)
- Mas é gosto sos professora... (Discutimos um pouco sobre isso). E como fechamento:
- Evitem refrigerantes... prefiram suco, especialmente os naturais... na verdade deveríamos beber líquidos meia hora após as refeiçoes...diluímos muito soalimentos e isso dificulta a digestão..


Citei o filme "Super Size me" e recomendei que procurassem... Na mostra de vídeos que espero realizar em outubro, esse filme é um dos escolhidos.


No dia do cafe da manhã teve uma coisa digna de comentário. Trouxeram um pen drive com músicas. Pediram o controle e eu fui buscar. Tive que sair de novo pra pegar a faca e quando voltei tava rolando " Quando eu meter você vai se jogar", um pagode muito conhecido por aqui...

- Abaixa isso... gente, uma mesa dessas deve ser acompanhada de uma música mais tranquila... O som até isso interefere na quantidade que comemos sabia? Não tem algo mais calmo... essa música...

E Adriele derrubou o que ia ser um argumento: "Mas, pró, é a música que a gente gosta." Parei e refleti... Não lembrei de levar outra música. Estamos ali confraternizando e tentando mudar hábitos há muito arraigados... "Tudo bem, mas vocês não acham essa música muito agitada?"
Acham... e adoram... e não sou eu quem vai mudar... nem pretendo... posso trazer outras coisas, para que apreciem. Comeram e dançaram os minutos finais da aula... Já tinhamos falado também que a dança é uma forma de mexer o corpo, sair do sedentarismo... nada mais justo de permitir isso na prática.



Hoje foi taõ rico em observações e interações que já tenho um futuro estudo pro doutorado!! (rs)




Combinamos o cinema. Quem puder pagar também o corpo humano, ótimo. Estarei lá. MAs vou tentar regatear os preços e marcar uma sessão exclusiva pra nós. Já fomos assim antes.




Entro na 8m2.




- Corrigiu as provas? (Mal entrei! Essa ansiedade das notas é terrível!)




- Algumas. Entrego na próxima aula.




- Bom dia... Quero propor uma coisa pra vocês. Não é um passeio da escola (e eles já ficam agitados)... É um encontro meu com vocês. Vamos ao cinema no sábado que vem?




(Todos querem emtir opinião de qual cinema, qual filme, se é de farda, quempode ir)




- Deixa eu explicar primeiro. Um passeio da escola é aquele em que mandamos avisos para os pais, alugamos ônibus, levamos e trazemos vocês de farda... Nos responsabilizamos por vocês do início ao fim. Esse não é assim e eu preciso que vocês passem de forma correta para os seus pais. É um encontro de alunos que podem ir com seus irmãos, pais, papagaios e cachorros... (Alguém diz: "Tartaruga também?" Rimos)




- É de farda?




- Não... é num sábado, no shopping... Vocês podem ir como quiserem... (alegria geral) Mas deixem eu terminar de explicar. Eu não tenho como me responsabilizar por todos vocês. É preciso que quem só sai de casa com os pais, leve os seus pais. Quem já sai sozinho, vai sozinho, mas temque ter comportamento, viu? Após a sessão, sentamos e discutimos um pouco do que virmos. Em sala, depois, podemos escrever alguma coisa pra postar no blog da escola. Mas não é obrigatório... é um encontro apenas... Como tudo que eu faço tem sim um obejtivo. Mas não é um passeio da escola, entendido?




- Pró, quando vai ser? Nesse sábado?




- Nesse sábado...




-Tá muito perto...eu não vou ter dinheiro!! ( Um pouco de vozes ao mesmo tempo... A ANSIEDADE É A MARCA DA ADOLESCÊNCIA... Sempre desejam tudo no imediato...)




- Pode ser dia 11/06... Concordo que tá meio em cima...hoje já é 31!




Escrevi no quadro: sereias e uma aluna, sentada bem na minha cadeira disse:




-Cereais... (risada geral..até eu me acabei de rir... não foi proposital por parte da aluna)




- O que são sereias? O que vocês sabem sobre elas? Alguém já leu alguma coisa?




Vou escrevendo no quadro o que dizem:




- São mitos... ~sao lendas




- Eu li professora (disse Uilma) e foi dizendo o que leu...




(Tenho que comprar um gravador potente e uma filmadora urgente...´Se perde muita coisa bacana nesse processo de memória... Pedi a Paloma pra escever o que conseguisse captar e o que fosse para o quadro)...




- Ahhh e o que são mitos? O que são lendas? Existe diferença? (Foi aí que exemplificaram "A lenda do carro preto", que segundo Larrisa, não pé uma "lenda" e sim um "mistério"...conceito de mistério defendido, voltamos à sereias...




Paloma captou algumas coisas aolongo da aula, conforme pedi e escreveu numa folha.... "Na hora quee é real o povo aumenta a história e as lendas podem ser reais."




(Eu ouvi falar por cima desse tal acrropreto...peço mais informações... Dizem que um carro todo preto sequestouuma criança nas redondezas do bairro...empurou a mãe 'que bateu a cabeça no chão" e dias depois encontrada esquartejada dentro de uma caixa... Não vejo TV e não sei se isso aconteceu... Me garantiram que é "Lenda Urbana")




- A sereia é uma mulehr bonita, de cabelos longos, metade peixe, metade humana que querem sempre um tritã0 (Mais ou menos o que disse Uilma...)




- Tritão que tritão? (Perguntaram)




- Tritões são os sereios... tem no livro...




- Nunca ouvi você falar...




- Mais tem... (E discorreu.) Elas seduzem o homem com o canto ou o olhar... ele fica hipnotizado e acaba indo para o mar e morre.... (Protestaram mais uma vez...ninguém nunca ouviu falar do "olhar da sereia". Uilma rebateu: "Vão ler"




Pra mim a importância desse momento é crucial. Essa é uma aula de Ciências e estamos vendo funções químicas como conetúdo formal, cujo teste valendo cinco pontos foi semana passada. Logo que entrei na sala Uilma me disse que ia tirar zero na prova. Eu tenho acompanhado as dificuldades dela em sala... Gostei de saber que ela lê, coisa que eu não sabia. E que tem muita facilidade de reproduzir o que leu. Se alguém pensar o que o cinema tem a ver com funções químicas eu direi que nada, no momento... Mas o que tem a ver abrir espaço pra uma discussão e "sacar" qual é o universo de seu aluno, eu digo, tudo a ver!! Não posso fazer isso todo dia. Mas vale mesmo trazer elementos de fora do conteúdo em si e explorar outros aspectos.)




CADA ALUNO TEM UM GOSTO PARTICULAR PARA DETERMINADOS ASSUNTOS. NESSE DETERMINADO ASPECTO ELE APRENDE PORQUE GOSTA... SEGUE SEU DESEJO E APREENDE INFORMAÇÕES QUE PODEM TER UM GRAU DE COMPLEXIDADE ALTO TAMBÉM. LEVA ESSE CONHECIMENTO PARA SUA VIDA E É CAPAz DE REPRODUZÍ-LO E REFLETIR SOBRE ELE...




Já compreender a fórmula geral de um ácido e calssficá-lo em hidrácido e oxiácio, com as fórmulas gerais HE (hidrácido) e HEO (oxiácido) parece ser muito complicado para muitos alunos... E eu expliquei inúmeras vezes...




Preciso de uma pausa...usei minha hora de almoço escrevendo....tou com fome e agora eu "viro" vice-diretora e preciso ir olhar o movimento de entrada de alunos... Na turma seguinte, a 8m1, que escolhi apara aprofundar mais a pesauisa, rendeu muito a discussão. Primeiro que a gente melhora a "performance" a cada turma e segundo porque é uma turma pequena, devido às limitações da sala. Tenho 22 alunos na 8m1. 32 NA 8M2. SALAS COM UM NÚMERO MENOR DE ALUNOS DEVERIAM SER UMA PRIORIDADE CASO HOUVESSE UMA (NECESSÁRIA) REFORMA EDUCACIONAL. COMO FAVORECER O DIÁLOGO E A EXPRESSÃO DO PENSAMENTO DO ALUNOS COM 40 ALUNOS OU MAIS? QUEM PEGA TODAS AS SÉRIES TAMBÉM FICA COM MAIS CONTEÚDOS A DEENVOLVER... BOM SERIA TER NO MÁXIMO 2 SÉRIES POR PROFESSOR. AQUI NA ESCOLA EU FAÇO O HORÁRIO E A MAIORIA DE NÓS TEM UM OU DOIS PROGRAMAS... EU PEGO 7ª E 8ª... MAS HÁ QUEM PEGUE SÓ 5ª (TEMOS MUITAS TURMAS DE 5ª!)




Na 8M1, com 85 minutos de intervenção, foi mais produtivo. Mal entrei e fui recebida com abraços (geralmente também recebo abraços nas outras turmas, vai da afetividade dos alunos)... - Como você está bonita hoje! (Disse Danilo passandopor mim.)




- Só "hoje"? (Rindo)




- Esse vestido tá lindo (Quem disse isso? Nãotenho certeza agora.)




- Ah, obrigada. Está às ordens.




-É verdade que vai ter um passeio com a 7ª ?




- As notícias já chegaram aqui?




- Claro Pró, a gebte é a oitava série...




- Vai sim. ( eEexpliquei tudo novamente)




- E vai a escola toda? (Perguntou Adriele)




- Não, só as minhas turmas.... vocês e as sétimas...




- Ah, e a gente vai junto com a creche!!!?




- Eles só são um, dois anos mais velhos! (Eu me diverto com essas coisas...´Só quem ouviu sabe a maneira como isso foi engraçado!)




Quando falei de qual poderia ser o filme, quatro portestaram... Já viram na internet.




- Não precisamos todos entrarmos na mesma sala. Lembrem que é um encntro e não um passeio da escola. Vocês tem a liberdade de escolher. Mas na saída, espero todospra sentarmos e discutirmos um pouco. E um lanchinho vai bem... Mas as coisa são meio caras... Vamos ver o que pode ficar mais acessível pra todo mundo.




Escrevi no quandro : Sereias. Perguntei o que sabiam, se tinham lido. Só uma leu mas todos tinham idéia doque fosse e foram falando (e Aline copiando).




Vivem no fundo do mar;




Penteiam os cabelos e olham-se no espelo;




São metade mulher, metade peixe;




São bonitas;




Hipnotizam os homens;




cantam;




Seduzem ospescadores;




são imortais;




Cobrem os seis com conchas ou seus cabelos;




"Respiram por cima e por baixo" (da água);




Quiando saem da água, ganham pernas;




"Tem uns peitões" (Aline me pergunta: "É pra anotar isso também?" Sim é...tudo que estiver sendo dito e for para o quadro!)




O pai delas éo rei do mar;




Ficam sentadas nas pedras;




"Mandam nos peixes".




Fiquei pensando em como o cinema interfere mesmo no que se cria como conhecimento. Quantos elementos aqui froam introduzidos pelos estúdios Disney, heim? Mas enfim... Como só uma aluna tinha lido um livro sobre sereias, perguntei que filmes eles virão.... Fácil essa resposta! E eles foram citando...




Vou classificá-los nos que não conheço: H2O, Meu 13ª aniversário, A pequena Sereia e Aquamarine.




Os que também vi: Piratas do Caribe 4, Hrry Potter 3.




Os que eles não viram : Splash e Minha mãe é uma sereia.




As definiçoes de mito e lenda, que foram surgindo :




"Mito é um personagem inventado que permanece e é cultivado na imaginação das pessoas."(Aline)




"Mito é ums er imaginário que só existe na mente." (Raquel)




"Lendas são histórias inventadas em certas regiões." (Domingos)




"São histórias que passam depessoa pra pessoa." (Driele)




E eu perguntei: "Quem já leu algo sobre mitologia grega?"




Domingos foi logo falando.... e eu anotando no quadro:




Centauro, Cintias ( E chamei Domingos pra me esclareer o que eram... mulheres mitológicas que estavam no livro que ele leu... nem no Google tem informação), Minotauro, Hércules, Zeus, Hidra, Fúrias, Cronos, Atenas, Medusa (que "Era bonita pra p... aí ela pegou Posseidon e ficou feia "- ouvi comentarem)...




-E os filmes que retratam esses deuses?




Percy Jackson (Estão vários seres mitológiso lá...Vale a pena ver!), Fúria de Titãs (Também é útil), Cavaleiros do Zodiácio (Esse eu tive que ver no Cine São Luiz em Recife...meus filhos eram pequenos... ficamos no chão, de tão lotado que estava o cinema!!! Fora a fila monstruosa quepegamos! Isso faz muito mais de dez anos!), Thor.




- Tira Thor... esse não é mitologia grega...




- Realmente, mas é mitologia nórdica...pode deixar... Basta diferenciar... Quem era seu pai? Onde eles viviam? (Passamos adiante) E os lobisomens? Tão na moda! Domingo comecei a ver "A menina da capa preta com meu filho Al. Dormi e não vi o final... alguém já viu?




- Já está no cinema?




- Acho que ainda não... Mas baseado em quem?




- Chapeuzinho vermelho!!!




- Exatamente....tem um livro que ainda quero ler que se chama "A psicanálise do conto de fadas" de Bruno Bettelheim que vários desses contos sob o ponto de vista da psicanálise... Filmes sobre lobisomem?




Lua Nova, Crepúsculo, Eclipse, Harry Potter, Van Helsing (vi todos os citados). Citei "A menina da Capa Vermelha e Domingos citou " O lobisomem".




- Quais a lendas e mito femininos?




- A loira do banheiro (falou Aila).




- Nunca ouvi falar... como é? (Aila me explicou mas eu pedi que escrevesse. Vou transcrver com os respectivos erros e depois a gente reescreve essas palavras de forma correta.)




- " A loira do banheiro - vai no banheiro dar descarga três vezes, chinga (xinga) três vezes, apaga a luz três vezes, liga a torneira três vezes, (aí) ela sai pelo vaso sanitário com um vestido branco cheio de sangue e uma faca na mão." (Essa eu nunca ouvi! Foi de um filme, me disseram.)




-Mary Lee (disseram)... "Você fala três vezes o neme dela (falta a vírgula na sequência) na 3ª vez ela sai mata voc~e e volta para o espelho. depois (Depois) da 3ª vez que ela sai do espelho elsa se liberta e mata todos na sua frente.




- Onde vocês aprendem essas coisas? Nos filmes? (Sim, tudo nos filmes!)




Outro ponto de debate... heróis...




- O que é um herói?




- Todo aquele que salva uma vida. (Giovane)




Aline levantou do seu posto de redatora pegou o "piloto" e escreveu exatamente assim:




"Aquele (a) que luta por um ideal a favor de uma classe e alcança seu objetivo, melhorando assim a vida de muitas pessoas." (Aline)




Sentou e lemos a frase. A definição de herói de Aline vale uma análise. Repare na construção da frase! Ela situa gênero e ao escrever "classe" me fez lembrar das aulas de Celi e Claudio.




- O que é classe? Danilo...


- Logo eu Guelnete?


- Por que não? O que você entende por "classe" na frase da Aline?


Ele demorou umpouco e respondeu:


- Eu, você, Aline, Gabriel samos (somos) uma classse. (Esse errinho foi bastante comentado... gerou certo desconforto. Os alunos sempre se criticam mutuamente pelas mínmas coisas e já aocnteceu antes na fala de um personagem dos jogos teatrais.)


- Acho que depois de hoje nunca mais você erra somos, né? Normal gente... são hábitos que adquirimos e basta percebermos e corrigirmos. Posso usar seu nome mesmo (todos sabem do meu projeto de dissertação e que somos todos participantes dele) ou prefere um pseudônimo?


- Ah... Carlos Alberto...


- Tudo bem...


- Não, pode botar meu nome mesmo!


- Certo... Qual a classe de vocês atualmente?


- Estudantes!


- E o que caracteriza essa classe?


Giovane levantou e foi falndo e eu anotando no quadro um abaixo do outro:


- Inteligente, obediente, disciplinado, estudiosos, (pegou o piloto vermelho e escreveu) inertes!


- Inertes? Por que?


- Professora (aqui a ética me obriga a criar um pseudônimo) Maria chamou a gente de "inertes"! ( E imitou um pouco a forma como foi dito.)


TEMSO VÁRIOS RELATOS DE PROFESSORES QUE SE EXCEDEM NOS SEUS COMENTÁRIOS E DESCARREGAM UM POUCO DO SEU ESTRESSE NAS PALAVRAS. ISSO É MUITO COMPLICADO! SOMOS MODELOS PARA MUITOS ALUNOS E O QUE DIZEMOS TEM MUITA IMPORTÂNCIA. NOS CASOS EM QUE SE EXARCEBA ALGUMA COISA, ELES FICAM COM ISSO NA MEMÓRIA! TANTO QUANTO QUANDO OSPAIS DIZEM "VOCÊ É BURRO!" O EFEITO MORAL E PSICOLÓGICO DISSO DEVE SER CONSIDERADO. POR MAIS "DANADA" QUE SEJA A TURMA OU DETERMINADOS ALUNOS, UM TRATAMENTO RESPEITOSO É O MÍNIMO QUE PODEMOS TER SE DESEJAMOS TAMBÉM SER TRATADOS COM RESPEITO.


Quando encontrar a referida colega, com qual tenho boa convivência, vou perguntar não como vice-diretora, mas como amiga mesmo: "Você chamou os meninos de inertes?" Continuando...


Continuo daqui a pouco.... são q7h 30 min.... fui interrompida inumeras vezes, fiz inumeras coisas... UFA!


Nenhum comentário: