sábado, 8 de dezembro de 2007

A morte das pessoas e as pessoas que morem em nós...


Hoje eu acordei cedo e decidi que melhor que dormir num sábado de sol é colocar o trabalho em dia, ir ao salão de beleza, caminhar e cozinhar para os amigos e filhos. Também preciso ir no supermercado, pagar o alguel, limpar a casa...

O dia de ontem foi decisivo para mim em aspectos importantes no campo emocional. Mas isso é outra história, da qual prefiro falar pela linguagem poética, cheia de metáforas e sutiliezas.

Cheguei na escola às 7h 20 min e fiquei logo sabendo que D. Marta faleceu. Estava esperando dar 8 horas pra ligar pra Rosinha, mas em poucos minutos ela chegou acompanhada de Philippe. Ligamos para todas as pessoas para dar a notícia e comunicar o local e horário do velório e enterro.

O sofrimento no hospital por cerca de dois meses foi um processo que contribuiu para a aceitação da morte dela como algo libertador. Mas a morte após uma vida útil, produtiva e de doação pode se constituir realmente numa recompensa... D. Marta completou no dia 14/11, 71 anos, segundo seu registro de funcionára. Já estava na escola há mais de 30 anos. Não queria se aposentar... Sempre cuidou da cozinha dessa escola com dedicação, boa vontade e alegria!
Rosinha era muito ligada a ela e ontem mesmo falávamos sobre seu precário estado de saúde... Rosinha é muito emotiva e solidária. A decisão de cancelar a confraternização (que Rosinha faz junto com seu aniversário) já tinha sido tomada e antes de ontem eu coloquei o aviso na sala dos professores... Hoje é sábado... não há alunos na escola, mais se houvesse fecharíamos e convidaríamos a todos pro seu enterro... E com certeza muitos jovens iriam querer ir prestar sua última homenagem a essa pessoa tão humana e tão batalhadora...


D. Marta fazia a merenda com amor... é difícil encontrar pessoas que realizem seu trabalho com amor hoje em dia... Ela sempre ficou depois do horário, organizando as coisas... nunca teve pressa em terminar o expediente. Ao contrário de muitos funcionários muito mais jovens, não faltava nunca! O compromisso com o trabalho é isso: vir e fazer a sua parte pra valer!

Ela foi uma guerreira... criou vários filhos e ainda criava alguns netos...

As pessoas lidam com a morte de várias maneiras... de acordo com suas crenças e valores... Até agora eu só perdi dois parentes próximos, Painho e meu tio Lindomar... Doeu... mas aprendi que tudo na vida tem um prazo de validade... a dor tem um prazo de validade curto para mim... ela não pode ser negada, quando surge,mas pode ser evitada ou atenuada...

É preciso saber viver... e saber morrer também...
Na verdade, para mim a morte não existe... é ume estado transitório... a vida é eterna... e a eternidade pode ser terrível para alguns... para mim, ela é como a minha vida: promissora
A vida continua... o "acabar" simplesmente não faz sentido pra mim... então, onde quer que esteja agora, D. Marta, tenha certeza de uma coisa... a senhora passou por aqui e fez a sua parte... com sacrifício, com determinação e com amor! Que Deus abençõe...

Nenhum comentário: