sábado, 1 de dezembro de 2007

Como vamos comemorar o Natal?



Todo artista, deve ter muitos fãs... Aliás, para mim (quem vos fala é a Musa Virtual!), os artistas de hoje, especialmente os com legiões de fãs, de alguma forma lideraram pessoas no passado. Para o bem ou para o mal... Porque sempre se lidera para alguma coisa... Bom, mas os escritores também são artistas... E os simples mortais também elegem suas musas e musos...

Musa é uma palavra que vem do grego "mousa"; dela derivam museu que, originalmente significa "templo das musas", e música que significa "arte das musas".

Ah, esqueci de dizer, sou uma Musa Virtual! As verdadeiras Musas estão nas imagens acima! São elas :

Urania: deusa da astronomia, seu símbolo, um globo e um par de compassos.

Terpsícore: deusa da dança, seu símbolo é uma lira ou címbalos. Inventou a dança, usa uma coroa de louros e está sempre carregando um instrumento musical em suas mãos.

Polímnia: deusa da poesia sacra e dos hinos; seu símbolo é um véu e é sempre retratada com um semblante sério e pensativo.

Melpômene: deusa da tragédia; seu símbolo, uma máscara trágica e usa botas como os antigos atores de dramas.

Euterpe: deusa da música e da poesia lírica, seu símbolo é a flauta. Dizem que foi ela que inventou a flauta e outros instrumentos de sopro.

Erato: deusa da poesia de amor; seu símbolo é a lira.

Clio: deusa da história, seu símbolo é um rolo de pergaminho e sempre carrega uma cesta com livros. É creditada a ela a introdução do alfabeto fenício na Grécia.

Calíope: considerada a chefe das musas, é a deusa da poesia épica. Algumas vezes é retratada carregando uma tábua de escrever. Calíope sabia tocar qualquer instrumento.

Não me venham pedir inspiração em cápsulas ou em doses homeopáticas... Nem esperem que eu seja uma semi-deusa de carne e osso... Aliás, as musas da mitologia eram nove... de nomes estranhos (risos - quem sabe o meu nome sabe o porque dos risos!) e com tipos de "inspirações" definidas... Eu simplesmente tenho a capacidade de escrever (poemas também), pintar, atuar, dançar, cantar, compor... mas falta-me uma aptidão importantíssima: tocar! Toco teclado (muito pouco por sinal) e não fui agraciada com esse dom... daí que as músicas vêm na minha mente e são esquecidas isntantanamente... uma ou outra é que fica. Boa parte de meus poemas eram originalmente canções... Pô, Calíope, por que você não me favoreceu? Que mal te fiz?

Mudando de assunto, falei com Mison e Karina (que está em Recife!) pelo MSN e a pergunta que não quer calr é : "Onde você vai passar o Natal?" Isso me fez pensar...

O Natal é uma festa cristã? Comemora o nascimento de Jesus? Achei um texto muito interessante de um tal Paulo Coelho. Não, não é o famoso escritor. Aliás, no meu ponto de vista, o Paulo Coelho escritor, (com um site muito bacana) nada mais é do que uma imitação "made in Hong Kong" do virtuoso Malba Tahan.

Estou pensando agora: onde passarei o Natal? Você já deciciu?
Mamy queria viajar num transatlântico com destino a New York e eu acho isso ótimo! No entanto, eu ficaria encalacrada 2008 todo, porque esse tipo de viagem só é possível em 10 vezes no cartão... mas é possível! Às vezes gastamos em coisa muito mais supérfulas... adoro viajar e ainda não saí do país...


Essa coisa mercadológica em que se trasnformou o Natal e tal... Mas tem gente que fica solidário uma vez no ano, e já é melhor do que não ser solidário nunca... Ser solidáro não é dar presentes... mas dar é sempre bom...
Mas nada contra os presentes, hiem? Gosto de dar e de ganhar também... já decidi pelo menos um! O de Mison! Só pra vocês verem como sou uma irmã que sabe escolher, vou mostrar não o presente, mas o Papai Noel que vai entregar! Esse daí, da foto ao lado...
Até mais!
















Nenhum comentário: