domingo, 25 de março de 2012

Por que temos medo de amar?


Eu faria melhor se falasse disso por meio da poesia... Mas vamos lá, isso não dá pra ser tão sintético assim. Você pode ouvir Monte Castelo, pra entrar na sintonia!
Pense bem, qual foi a última vez que você amou alguém? Quando seu filh@ nasceu? Quando se envolveu com alguém especial? Quando, heim?
Toda vez que pensamos em "amar", parece que soa como um "acontecimento" marcante na vida da gente e não uma coisa natural e que deveria ser mais frequente, né? Para amar precisamos reduzir nossos muros pessoais e eliminar de vez nossas trincheiras emocionais! A imagem acima me reporta ao amor... O que ela diz a você?
Amar não é fácil! Mas não é fácil por que? Porque estabelecemos uma série de pré-requisitos? E nesses pré-requisitos ninguém merece mais o nosso amor? É isso?
Bom, meu coração, meus braços, minha mente estão abertos para o amor. Não apenas o amor dos amantes. Mas o amor dos amigos, das pessoas, das conversas e das latitudes (não pense que escrevi errado...é latitude mesmo...sem fronteiras). Um amor irrestrito, sabe?
E quem quiser me amar, que me ame também! Pelos meus defeitos (ninguém é perfeito, é?), pelas minhas qualidades, pelas coisas que me fazem singular. E eu farei o mesmo. Eu tenho tempo e disposição para o amor! Eu tenho espaço e pertinência para o amor... e eu até tenho alguma paciênica, imagine!!! Não fique me achando uma pessoa deseperada por alguma coisa. Eu tou muito bem amando a mim mesma também! Porque se você não se ama na medida de sua necessidade, certamente terá dificuldade em amar os outros também!
A família não é o único reduto do amor e das afeições verdadeiras! Os laços de sangue são uma premissa, mas não existem limites para as teias afetivas. Agora cada um de nós de certa forma escolhe até onde vai, até onde para... Tipo assim: "Sou feliz com minha família, estou complet@!" Não acredito nisso. Quando nos deixamos livres para amar tudo e tod@s, isso vai crescendo... crescendo! E aí, nos liberamos do apego! Porque o apego, o ciúme e a posse não são "formas" de demonstrar amor! Que nada! Apego, ciúme e posse são sentimentos relacionados ao medo! E quem ama não tem medo! Tem?
Ah, tanta gente já falou coisas lindas e emotivas sobre o amor... Eu mesma fiz milhares de poemas falando de paixão... mas de amor mesmo, pouco escrevi! De paixão eu entendo um bocado. Tanto que sei examente diferenciá-las!!!! Paixão é envolver sentimentos complexos... é querer tudo que se dá de volta. Preferencialmente em doses ainda maiores! Amor não tem isso! Não ficamos lá esperando nada! O verdadeiro amor não cobra!
E assim, com esse sentimento de amor saindo por todos os poros é que concluo : não espere que alguém venha até você e te dê o amor que você acha que precisa. Ame as pessoas de perto de você. Sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho... E seja gentil e paciente com tod@s... Não importa se as pessoas não serão assim com você! Não quero saber se o mundo é perverso! Eu não sou perversa e fim! Não importa se muita gente está perdendo a educação e o respeito! Eu não perderei nunca a educação e o respeito! Importa que eu faça o que acho importante e bacana. Que não espere que façam isso por mim, entende?
Então, diposto a amar mais? Começe com um sorriso... sorria pras pessoas... elas podem devolver o osorriso ou não... Não espere que devolvam. Apenas sorria por estar tão bem com você mesm@!! E irradie amor! Do seu jeito! A vida fica mais bonita quando atribuímos beleza a ela!
Você conseguiu sentir empatia nesse texto? Pois é... não dá pra gente viver sozinh@... precisamos uns do outros! E todas as pessoas podem ser contagiada com o nosso amor!
Onde está esse amor todo? Oxe, procure dentro de você e ache! Porque você é um dínamo do amor!
Ahhhhhhhhh...respire fundo e se comprometa : amar mais a paritr de agora! Sem limites, sem amarras e sem tempo pra acabar!
Não gosto de tudo que est´escrito na Bíblia. Mas acho muito bacana essa parte, ó:
Coríntios 13
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

Nenhum comentário: