quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ciratividade: a Biologia é dinâmica!

Sempre usei os seminários como forma de estimular os estudos e a critividade de meus alunos! Sai muita coisa interessante. Na JC, as turmas 7M1 e 7M2, que estão vendo sistemas fizeram trabalhos interessantes.

No CEFET, o uso do data show contribui muito para que eles façam apresentações com um nível muito bom mesmo! Mas hoje, na turma 1811 foi demais! Além de dominarem os conteúdos e fazerem uma excelente apresentação eles foram ultra criativos!
O grupo de carboidratos saiu entrevistando alunos e professores pra ver o que eles sabiam sobre carboidratos. Só um professor (de educação física) respondeu a contento. E a filmagem foi hilária. Eu até perguntei se a "cinegrafista" estava com Mal de Parkinson...
O grupo de vitaminas fez uma peça, com um aluno bem magro que desmaiava e tal... Rimpos demais... O narrador levou um controle remoto e dava "pause", congelando a ação e dando explicações técnicas! Excelente!!! Já o grupo de lipídios fez uma animação, que na "conversão" (segundo explicações do aluno) ficou aquele boneco meio desengoçado, mas engraçado... Enfim, não é só a questão de utilizar os recursos didáticos, é a questão de realmente se preocupar em passar o conhecimento e dominá-lo! E tudo isso só vale míseros dois pontos!


Ressalto também que a 1811, nas quartas, tem aula o dia (começando 7 da manhã!) todo e eu sou a última, da 17 ás 18h 40min... Eles estão no fim do gás, mas ao mesmo tempo com todo gás! Isso pra mim é recompensador!


Bye

2 comentários:

Anônimo disse...

JOGOS E DINÂMICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Imbuído de uma vontade de melhor fazer o ofício adotado por vocação, o Biólogo Daniel Azevedo de Brito desenvolveu alternativas que ajudam a fazer com que os alunos tenham na sala de aula um ambiente verdadeiramente prazeroso para aprender. Foi no quadro acima exposto que surgiu o livro “Jogos e Dinâmicas para o Ensino de Ciências e Biologia”, obra de autoria do referido profissional e que resultou de anos de experiência docente em aulas no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Esta obra possui propostas lúdicas para abordar os seguintes conteúdos:
Educação Ambiental
 Educação ambiental
 Método Científico
 Zoologia
 Botânica
 Citologia
 Ecologia
 Educação sexual

Além destas temáticas, nesta obra você ainda encontrará dinâmicas para integração da turma no primeiro dia de aula, dinâmicas para fazer argüições de uma forma divertida e frases mnemônicas (frases de auxílio na memorização) para serem utilizadas em aulas de cursos pré-vestibulares. Então esta obra é para quem deseja ousar nas aulas do ensino fundamental e médio, bem como inovar nos cursinhos pré-vestibulares e ensino superior!

Ficha do livro

1. Autor: Daniel Azevedo de Brito
2. Editora: CBJE
3. Local de publicação: Rio de Janeiro
4. Data de Publicação: Janeiro de 2008
5. Número de páginas: 66
6. ISBN: 978-85-7810- 089-6
7. Acabamento gráfico: Formato padrão de 14,0 x 21,0 cm, com miolo impresso em papel 90g/m², capa plastificada em policromia (colorida) impressa em papel Triplex 220g/m². O acabamento é em formato livro (com lombada) e por todas estas características esta obra possui um acabamento de alta qualidade!
8. Coordenação editorial: Gláucia Helena
9. Editor: Georges Martins
10. Produção Gráfica: Alexandre Campos

O AUTOR

Daniel Azevedo de Brito é Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui pós-graduação lato sensu em Ensino de Biologia pela Faculdade Farias Brito (FFB) e é licenciado em Ciências Biológicas pela UFC. Na época da graduação, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial onde pôde desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão no PET-Biologia da UFC. É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará, lecionando atualmente no Colégio da Polícia Militar, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Possui larga experiência de docência em escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares de Fortaleza. No que concerne a sua experiência no Ensino Superior, já ministrou, na UFC, as disciplinas Prática de Ensino em Ciências Biológicas II e Instrumentalização para o Ensino de Ciências. Também foi convidado a lecionar disciplinas na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) onde já ministrou as disciplinas Prática de Ensino em Biologia e Botânica.

Local de venda e mais informações:

• Diretamente com o autor. Combinar através do e-mail bioufc@yahoo.com.br
• Preço: 22 reais (despesas de envio já inclusas)

Anônimo disse...

Eu vi vc e vc não me viu! Para que passemos do nível da sublimação resolvi postar aqui. ... sobre o blog... gostei!
deborac.r@hotmail.com