segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Juno e as cópias...

Todos os meu alunos do CEFET viram Juno. É um excelente filme sobre gravidez na adolescência, sexualidade e comportamento. Pedi para os alunos me responderem três questões:
1) Que emoções você sentiu?

2) Que final você daria?
3) O que você faria se soubesse que está grávida ou que vai ser pai ?
Essas abordagens criativas já são inspiradas nas aulas dinâmicas que estou tendo com o Sérgio Farias. O resultado é que vieram respostas bem interessantes. Mas eu dei uma oportunidade aos atrasados que não entregaram o texto manuscrito. Disse assim: "Vocês podem mandar até meia-noite pro meu e-mail." E escrevi meu e-mail no quadro. Bom, vieream respostas originais e algumas cópias de sites. (risos)

A cópia deslavada de textos da net é uma prática super simples de desmistificar... Basta copiar um pedaço do texto e colar no Google... Infelizmente eu tou sem tempo pra mandar e-mail de volta a todos que utilizaram esse recurso. Agora eles vão ter que refazer manuscrito. E veja bem, são três perguntas que não possibilitam cópia!!! Copiar um texto sobre o filme não é respoder às questões, né? Será que meus santinhos acham que eu sou "bobinha"???? (risos)

Também pedi pra fazerem um poema em grupo com palavras relacionas ao filme... Das dez palavras escolhidas pelos alunos, cada integrante faria duas frases que seriam arrumadas no "poema"... Na turma 5821, a palavra "esturpro" pode soar estranha... Mas no final até que ficou bem nas composições!

Essa atividade do poema não tem clonagem e saiu muito interessante. Fizemos isso também numa aula de Sérgio e saiu no mínimo engraçado, pois entraram palavras meio complicadas de rimar e foi a partir de uma letra de funk e não de uma filme (risos)

Com meus alunos, saiu bom... Bom, alguns alunos levaram prum lado da brincadeira e escreveram um rap "escroto" (mais risos). Abaixo alguns dos poemas que foram enviados por e-mail hoje:

Amor Selvagem

Só faço sexo com amor
Meu corpo é uma máquina, um motor
Seu corpo gostoso tem volume
Do qual eu sinto muito ciúme

Nós não temos muita idade
Por isso transamos sem responsabilidade
Sei que estamos na adolescência
Por isso nosso amor é sem decência

No motel você me estupra
Me beija, me lambe e me chupa
Se que entre a gente não há traição
Pois é maior a nossa paixão

Grupo: Carolina Oliveira, Franz Hecher, Filipe Borges, Isla Lima e Paula Espínola.
Turma: 5821 / Automação


Esse outro poema, veio sem o título! Mas vamos ao conteúdo!

"O amor é a razão do viver,

E o sexo faz parte do prazer

A responsabilidade é a consciência,

Entre o estrupo e o sexo com decência

Que tanto jovens praticam na adolescência.


O ciúme logo chega

Pra acabar com a nossa paixão.

A traição destrói a relação,

Apagando as chamas que incendeiam o coração


Agora já aprendi a lição,

Decorada nas palmas das mãos,

Que só deve existir sexo

Com amor e muita paixão. "

COMPONENTES: Silas Almeida Nº 41; Pedro Brasileiro Nº 36; Marcos Vinicios Nº 32; Rodolfo Lima Nº 39; Renan Portela; Nº 38
TURMA: 5821 – Automação e Controle Industrial.

Não ficou super legal?

Vou fazer a página institucional e abrir um link pra cada turma... Tudo que eles produzirem vai estar lá...
Ah, também discutimos "Amor e sexo" , da Rita Lee, Roberto de Carvalho e Arnaldo Jabor.
Esse tema está definitivamente bem estudado! É importante!

Agora minha versão:

Contra-mão

Eu fecho os olhos em dias comuns
Não vejo sombras
Não meço luz
Peço só um beijo
A que faço juz

Compreenda que tenho a ilusão
De amadurecer o coração
Externar o mais puro sentimento
E esquecer, totalmente
Que amor é o que a gente sente
Quando se entrega compeltamente

E o enlevo é displicente
E cresce, inconscientemente
Nos faz tolos, realmente
por que a paixão
Não tem limites
Ela é inconsequente...

Só usei as duas palavras que mais me impulsionam: amor e paixão!!! Ficou bom?

Até mais!

Nenhum comentário: