domingo, 4 de maio de 2008

Os desafios e as paixões...

Sou movida a paixão... não escrevo uma linha em poesia se não estiver alavancada pela paixão... E atualmente não só as paixões humanas me movem...
Atualizando você para os últimos acontecimentos...
1 - Passei pra professora substituta de Biologia do CEFET . Ainda falta a convocação, mas isso sai rapidinho. Passei em primeiro lugar... O negócio é conciliar meu trabalho no Estado com o CEFET... mas mesmoq ue fosse ficar muito cansada, eu gostaria muito dessa experiência...

2- Comprei um note book! Já não era sem tempo. Como uma "escritora" pode viver sem seu note book????? Então, a partir de agora, também vou organizar melhor meus escritos e minhas produções.

3- Tenho um grande desafio para agora! Surgiu um concurso pra UFRB . Eu resolvi fazer. A disciplina é "Cinema e cultura contemporêneos". É um grande desafio justamente porque minha formação é em Ciências Biológicas. Mas eu acredito que existe todo um potencial em mim pra essa disciplina. Eu sempre amei cinema e sempre usei a criatividade... aliás, não existe nada que supere o desejo, a paixão pelo que se faz. Eu gosto mesmo de dar aulas e é por opção que sou professora, mas não é a única coisa que faço nem a única coisa da qual gosto.
Tou estudando... o tempo é curto e são 10 pontos pra preparar... depois, se eu passar dessa fase, vem o sorteio do ponto. Obviamente que não vou deixar nada pra última hora. Nunca estudei de verdade para nada. Mesmo o CEFET, que foi um páreo duro (28 inscritos para uma vaga e todo mundo da área!), eu só fiz a aula nas 24 horas que antecedem a prova didática. Tudo bem que fiz pra minha "praia", mas o tema que caiu foi ecologia, coisa que não venho dando com aprofundamento desde que estou ensinando apenas corpo humano e química e física (que são os programas de 7ª e 8ª séries, respectivamente). Mas eu tinha mesmo obrigação de passar, se pensarmos que eu sou boa (e não há como ser modesta) no que faço há há tantos anos: dar aula! Dar aula, ensinar, educar, seja lá como você queira chamar, é uma atividade complexa. Não basta ser inteligente, articulado, ter uma formação adequada... É preciso também envolver o aluno! São tantas disciplinas (10) e tantas coisas que o adolescente tem pra ver no mundio atual, que pode ser muito desinteressante estudar Ciências ou qualquer outra coisa. Então fazer da disciplina algo interessante e importante pro aluno, também é um deafio...
Mas é isso, eu considero a aprovação do CEFET uma conquista... e desejo outros vôos...

Estive pesquisando sobre o tema (cinema) e já descobri umas coisas interessantes. O site do DIMAS (Diretoria de Artes Visuais e Multimeios) traz os cursos na área e links para as principais atividades relacionadas ao cinema aqui...

Bom, mamy acabou de ligar... vou conversar com ela e Binhio tá doido pra acessar...

Até mais!

Nenhum comentário: