quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Síndrome da "Boneca Suzy"


Eu devia ter entre 7, 8, 9 ou 10 anos. Talvez menos, não sei precisar com exatidão.
Lembro com detalhes do dia... Minha tia Lindalva, que mora aqui em Salvador, foi nos visitar em Recife (eu morava lá, nasci lá, todo mundo sabe). Nos levou na seção de brinquedos das Lojas Americanas que funcionam até hoje na Rua Sete de Setembro (onde também tem a Livraria 7 e o cachorro quente com caldo de cana mais gostoso que existe, o "Cascatinha"...ah, o mais barato também!)

Estavamos em um némero grande crianças, os 3 filhos dela, meus 4 primos filhos de outra tia, eu e minha irmã Mison. Éramos 9 crianças. Minha Tia Neide, que fez parte do processo de nossa criação também estava lá.

Pois bem, "Tia Dalva" mandou que cada um de nós escolhesse o que quisesse. E cada um de nós foi escolher, não importando o valor. Minha Tia Neide chamou a mim e a Mison e disse ; "Escolham o balde de praia." E muito a contra-gosto eu e minha irmã tivemos que obedecer e escolher o balde de praia mais ximfrim do planeta, que não custava nem um décimo do valor dos presentes que todos os outros  estavam escolhendo, conforme suas vontades.

Eu queria uma boneca Suzy! E tive que levar um balde de praia. Isso me traumatizou! Todo mundo sabe o quanto é castrador um troço desses pra uma criança. Meus primos escolheram de autorama pra cima e minhas primas as bonecas Susy delas... enfim...

Hoje, ao encontrar Mison, que veio de Recife, soube que nossa Tia Laize tinha mandado um presente pra mim...

Bom, aos 43 anos eu ganhei uma boneca Barbie (não existe mais Suzy)... Uma Barbie Noiva! Ok, isso não cura o passado. Mas achei legal e espirituoso da parte dela!

Agora só falta meu pai trazer o velocípede que me prometeu... Aliás, pode trazer uma bicicleta ou uma moto... se achar mais seguro, pode me dar um carro que eu relevo!

Essa coisa de prometer e não cumprir é terrível! É por isso que tenho pouca tolerância a quem promete e não cumpre.... Se disse que vai ligar, ligue! Se disse que vai fazer, faça!

A "Síndrome da Boneca Suzy" me acompanhou por anos... A Barbie eu vou dar de presente a minha primeira neta...quando eu tiver netas! Tá prometido... Ah, e óbvio, eu sou ultra-super-extra-master cumpridora de tudo que prometo... Trauma é trauma...



Nenhum comentário: