quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que é o CS?

Sou de Recife mas moro em Salvador... A foto acima foi tirada so São João e foi exclusiva pra gente do Couch Surfing (CS)... Pessoas de diferentes culturas e lugares, morando ou apenas a passeio na sua cidade e que integram a comunidade CS têm a possibilidade de interagir, aprender e praticar línguas...

Acima, as primeiras pessoas que conheci em Porto Alegre: o Ueldo que me hospedou (chamamos de host), e a Carla, que respondeu ao meu post buscando gente pra me dar dicas locais e mostrar a cidade. Viramos amigos e saímos várias vezes!


Aprender a cozinhar,fazer um PIC NIC ou simplesmente partilhar um programa a que não se quer ir sozinho, como ao cinema, fica mais fácil com o CS! Eu por exemplo, adoro os meetings culinários e tou sempre promovendo um. Na foto o Albert (Colômbia), a Naiana (Salvador) a Betasabe (Equador) a Tabea e a Nora (Alemanha) e a Maria (Espanha).


Nos Encontros Nacionais e nos Regionais a comunidade local promove eventos e como adoramos viajar, nós vamos! Na foto, o Lual do Nacional desse ano, aqui em Salvador!





Mas afinal, o que é o Couch Surfing?


Primeiro vamos pensar nas redes sociais...
As implicações dessa forma modernosa de se fazer amigos em toda parte e também em nenhum lugar especificamente... O que elas têm em comum?





Vivemos num mundo muito instantâneo... bate-papo, sites de relacionamento, comunidades virtuais... 1 milhão de amigos e ninguém pra partilhar os bons e os maus momentos... Que mundo virtual é esse? E que mundo real é esse? Já reflexionou sobre isso?



Vamos a minha última aventura...



Recentemente conheci uma galera muito legal na Invasão à Porto Alegre promovida pela equipe local do Couch Surfing (CS). Na foto abaixo, uma das badaladas festas à fantasia... vilões e heróis! Amei participar dela!
Fiquei 4 dias, mas a programação contempla uma semana. Se comemora o 100º encontro (que é hoje, 11/10/11) e que chamamos de meeting... A programação foi bem variada e abrangente e no encerramento poderemos acompanhar on line o que estará acontecendo lá daqui a pouco!





Abaixo, alguns de nós (foram mais de 240 de toda parte!) no sábado, (05/08) dia do churrasco!



O CS é um projeto que visa integrar e possibilitar troca de experiênicas entre pessoas do mundo inteiro. Já conta com mais de 3 milhões de membros e não tem fins lucrativos. Um dos aspectos mais interessantes e original, é que entre os integrantes do CS é possível também se hospedar na casa de uma pessoa que ainda não conhecemos. Infelizmente, por conta dessa possiblidade, muitas pessoas que só buscam economizar hospedagem, se inscrevem no site e se beneficiam disso. Mas existem mecanismos para reconhecermos quem realmente deseja fazer amigos e trocar experiênica cultural dos que querem usar o seu espaço e nada mais.




Claro que existe um risco em receber na sua casa uma pessoa que você nunca viu e ninguém é obrigado a hospedar se não quiser. Aliás, o "coffe and drink" é uma modalidade de status no seu perfil em que a pessoa se dispõe a passear com o visitante e acompanhá-lo a eventos ou locais. Mas acontece também de você fazer amizades duradouras e continuar em contato com esses novos amigos. Na foto acima, o Delmo, que me recebeu na Invasão de Rio das Ostras (RJ) e que encontrei em Porto Alegre. Coincidentemente pedimos couch a mesma pessoa, o Ueldo! Também reencontrei inúmeros amigos de outros estados que eu já tinha conhecido em outras invasões! Isso também é muito bom, pois geralmente vemos pouco os amigos que moram distantes. Os que gostam de viajar (e somos uma comunidade que adora viajar!) ainda tem essa vantagem de se reencontrarem com mais frequência.




Conheci o CS lendo uma revista feminina em dezembro de 2010. Eu queria conhecer São Paulo e ia sozinha. Viajar só pode ser muito chato se gostamos de baladas, por exemplo. Sair só a noite pode ser muito desconfortável e até mesmo mais perigoso do que quqndo vamos com pessoas conhecidas, né? Aí fiz meu perfil. Há uma gama de perguntas sobre a gente... uma delas é : qual sua filosofia de vida? Há um local para partilharmos fotos e perfis sem fotos são muito estranhos, pois precisamos saber quem é a pessoa, seus gostos, preferências e porque desejam nos conhecer.




No início meu status foi que sim, hospedaria. Meus filhos tiveram uma resistência, pois para eles é um risco receber um "completo estranho" em nossa casa. Mas das sete pessoas que recebi, só tenho boas referências. O sistema de referências, que escrevemos uns para os outros, possibilitam que as pessoas saibam o que pensam de nós. A referência pode ser positiva, negativa ou neutra. Uma referência negativa é uma espécie de denúncia de que algo não foi bem no processo de conhecer ou hospedar. Ocorre? Bom, é claro que pessoas diferentes podem ser divergentes e pode mesmo haver situações contrangedoras ou perigosas entre os membros, mais isso não é o mais frequente. Depende também muito de que pessoa você é e do que está buscando. Se quer receber homens/mulheres pra namorar/transar, o CS não é o local certo pra isso. As pessoas são livres e podem se relacionar, mas não é esse o objetivo. Não é um site de paquera/encontros e isso tem que estar muito claro e definido. Existem atividades culturais, encontros semanais fixos e ocasionais e qualquer atividade (cinema, teatro, show, gastronomia, jogos, etc) pode ser motivo de pessoas que tem os mesmos gostos se encontrarem. Daí que tenho feito muitos amigos pelo Brasil e pelo mundo!




Refletindo sobre as redes virtuais e as amizades, reais ou virtuais, gostaria de dizer que o CS é uma importante ferramenta que nos possibilita conhecer pessoalmente pessoas, partilhar experiências, participar de festas e o mais legal, acreditar que um mundo melhor ainda é possível!



Tenho orgulho de pertencer a essa comunidade! Depois do CS passei a viajar mais e já fiquei em 16 sofás diferentes pelo Brasil. Posso dizer que fiz muitos amigos mesmo, pois a gente não fica só na virtualidade e pode conhecer o outro com menos superficialidade. A partir de janeiro quero sair do país... vou de couch (sofá, em inglês), pois não quero ampliar apenas meu conhecimento turístico de um local. Quero conhecer os hábitos, as formas de diversão e o mais importante: as pessoas desse lugar! O CS me proporciona tudo isso!


Nenhum comentário: