sexta-feira, 30 de julho de 2010

"Casa de Bonecas " na Escola Jesus Cristo

No dia 29.07.10 o grupo dirigido por Lindinete Pereira (de vermelho) apresentou na Escola de 1º grau Jesus Cristo a peça do norueguês Henrik Ibsen, "Casa de Bonecas".



Os atores Jana Brito (Nora Helmer), Gleison Richelli (Torvald Helmer), PC Santos ( Nils Korgstad), Rodolfo Leonardo (Doutor Hank) e Lindinete Pereira (Cristina Linde) trouxeram a magia do teatro e o drama de 1897 para a uma platéia de mais de 300 adolescentes de 5ª a 8ª série da nossa escola.





















Com o belíssimo figurino de época (de Lindinete Pereira), os atores trouxeram emoção e discussão de valores para os nossos alunos, que após a peça foram estimulados a dar um novo final ou algum conselho para os personagens.






















"Casa de bonecas" é um drama em três atos em que Ibsen questiona as convenções sociais do casamento e a moral rígida da sociedade.






















Nora assina uma promissória falsificando a assinatura de seu pai morimbundo para salvar o seu marido, que estava doente.
Quando ele assume a diretoria de um banco, Krogstad chantageia Nora, para obter um cargo no banco.
























Nora que fez de tudo para salvar o marido, não conta com sua compreensão e apoio.
Ela é apenas uma "boneca" manipulável e bonita, que deve servir ao seu marido e filhos e enfeitar a casa. Ao romper com o sonho romântico e com as idealizações do amor e do casamento, Ibsen nos traz um drama realístico, até então pouco encontrado nos textos de teatro.

Para os alunos, a arte muitas vezes se constitiu em algo distante de suas realidades... trazer o teatro até eles é um importante meio de incentivo à culura e um meio eficiente de formação de platéia para esta arte, tão pouco conhecida pelo cidadão brasileiro, especialmente os de baixa renda que não tem acesso a tantas coisas, entre elas o lazer, a cultura e a arte. Dentre as formas de arte, uma das mais "elitisadas" é o teatro, não tanto pelos seus preços, que podem ser até menores que os dos cinemas ou até mesmo gratuitos, mas pela falta de uma cultura de frequentar teatro.

2 comentários:

Deise Lima disse...

POxa, muito interessante. Adoraria ter estado lá para ver! abraços=*

Anônimo disse...

Esse projeto da diretora Teatral Lindinete Pereira de Arte,Poesia e Cultura nas escolas é uma oportunidade dos alunos da rede pública terem ac esso a arte cultura e lazer.
Priscila