quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Quase-reflexões pós-Rio

Eu comprei a passagem de ida com pontos do meu cartão Dotz e acrescentei alguma grana. Mas aí eu tava literalmente sem pique, sem energia, sem vontade de sair... Com essa "morbidade", desisti de viajar no feriadão e liguei pra Avianca pra deixar a passagem em aberto. Aí surgiu a possibilidade de ir de carro. Meu coração fez "tlin, tlin", pois adoro uma aventura. Especialmente uma não muito programada...




Eu tava no "Red River" com John e Anne e falando sobre isso na terça á noite... De que poderia ir mas não ia... Enfim, amigos de verdade sempre dizem coisas que nos ajudam, né? Peguei uma bala e escondi na mão. Coloquei braços cruzados e disse pro John:



- Escolhe uma mão. Se sair a bala, eu vou pro Rio...

- Essa! ( E saiu a bala)

- Ah... agora sua vez Anne!

- Já saiu um sim...agora você tem que ir!

- Só se sair sim de novo...

- Essa! (E saiu a bala de novo... )Ainda relutei e John disse:

- O que tá pegando pra você não ir?

- Ah, grana... quer dizer, nem se gasta tanto assim...mas essa falta de energia... sei lá!

- Se daqui a cinco anos, você olhar pra trás, vai se arrepender de não ter ido?

- Nem precisa ser daqui a cinco anos... vou me arrepender!

- Então vai!

Aí peguei o celular e liguei pro Bruno, que ia mesmo de carro no dia seguinte... Eu tinha ligado minutos antes dizendo que não ia... e ele foi dormir. Não consegui mais falar com ele e mandei uma mensagem... John ainda disse:

- Ele vai te ligar!

Continuamos papeando, saímos do Largo da Dinha e fomos no Suco 24 horas. Cheguei em casa mais de meia noite. Na quarta, não tinha nenhum ânimo pra trabalhar. Acordei mais de nove horas e pensei que o Bruno já tivesse longe a uma hora daquelas... Toca o celular.

- Ainda quer ir pro Rio?

- Quero! Em quanto tempo você sai?

- Ainda tou arrumado a mala e vou procurar um lugar pra almoçar!

- Vem almoçar aqui!

- Não sei chegar aí! Melhor você vir pra um lugar mais fácil...

- Ah tá... no posto de gasolina BR que tem na frente da rodoviária...

Peguei a mala de rodinhas e enfiei algumas roupas... Passei no mercadinho e comprei uns biscoitos e salgadinhos e um refri. Ia de ônibus pra rodoviária, que dinheiro tava curto, mas ia passando um moto-taxi e eu decidi pegar. Em poucos minutos estava no posto esperando pelo Bruno, que também não demorou muito a chegar. Ele almoçou no próprio posto uma refeição congelada que foi pro microondas. Sem mapa, sem GPS (que só foi ser encontrado embaixo do banco quando chegamos em Búzios!), ele foi pegar informações como se chegava na BR 101. E assim começou a viagem...



Paramos pouco no primeiro dia e ouvimos o único DVD que tinha no carro, o do Kid Abelha Acústico. A Bahia é enorme! Dormimos em Eunápolis e comemos no quarto uma pizza muito ruim, pois paramos tarde e já tava tudo fechado.



N outro dia, saímos umas 10 horas. Almoçamos em Teixeira de Freitas. Em uma cidade, que nao lembro mais qual foi, comprei um CD com milhões de músicas flash back... E ouvimos ele o caminho todo. Lá pelas 18 horas estávamos em Vitória (ES) e nem passamos na cidade, continuamos. Já eram mais de 22 horas quando chegamos a Macaé (RJ) e eu sugeri que dormíssemos lá. Deu taba lho achar pousada em conta.... Aliás a pousada foi cara. De manhã fomos na praia perto e eu finalmente acessei a internet. Vi que Búzios era perto e desviamos um pouco pra ir lá. Búzios é linda e eu adorei! Ficamos num restaurante frente ao mar e comi um filezinho ao molho de gorgonzola delicioso. Tomei umas cervejas e depois de um tempo, continuamos viagem. Aí finalmente cochlei no carro, pois fomos a viagem toda conversando. Um papo muito legal, que envlvia os conhecimentos do Bruno em várias áreas, incluindo política. Eu sei que o GPS foi achado e quando acordei já estávamos perto do Rio... O Bruno me deixou na casa do Lincoln, que iria me hospedar perto das 19 horas...



A viagem me fez muito bem. O caminho todo eu relaxei minha mente e fui tomando algumas decisões... Outra hora falo disso... O Bruno é excelente companhia, dirige muito bem e mantém um padrão de calma e tranquilidade invejáveis. Ele foi hospedado pela Mônica aqui em Salvador e foi assim que o conheci, pois o levei para conhecer a Cidade Baixa da segunda. Ele e todas as pessoas que citei no texto são membros do Couch Surfing(CS). Fui os conhecendo ao longo do tempo e posso dizer que são meus amigos mesmo, não apenas pessoas que encontrei no CS e só.



No Rio liguei pra Anne que já tinha ido de avião. Fui com o Lincoln no Centro de Tradições Nordestinas em São Cristóvão e não gostei muito. Muito barulho! Chovia um pouco também e ficava meio molhado. Vi a galera do CS, jantando num do restaurantes, mas não ficamos muito e comi uma carne de sol noutro restaurante . Fomos a outra opçao de festa, na Quadra da Escola de Samba do Salgueiro. A outra turma do CS que optou por essa festa, já tinha entrado e eu tinha tomado remédio pra dor de cabeça... Tava cansada da viagem e com sono... Voltamos pra casa...



No sábado fui ao bairro popular de Madureira, pra conhecer o Mercado Popular e a quadra da Escola de Samba da Império Serrano. Nooooosa quanta gente! Várias bandas se apresentaram e a entrada custa R$ 15,00 pra mulher e 20,00 pra homens. Lá vende uma feijoada que custa R$ 12,00 e é farta, no entanto, tem que se pegar uma fila quilométrica pra conseguir comer. E é óbvio que eu não gostei disso. Eu também não gosto de samba. Posso até ouvir e ensaiar uns passinhos, mas não sou fã. Fui pra encontrar os amigos mesmo. Ah, pegamos um metrô e um trem pra chegar lá... O trem que partiu da estação "Central" no sentido de Belfor Roxo vai balançando, balançando... A cada parada, entram vários ambulantes vendendo de tudo. De batatinha a bolas de futebol!



Saí de Madureira com a Anne e demos umas voltas no comércio local, composto de várias ruas e muitos pequenos "shoppings". A noite a festa foi num bar da Lapa. Desse eu gostei!!! Tinha uma banda de rock tocando música anos 80 na parte de baixo que era muito boa. No primeiro andar, onde estava a grande maioria da galera CS rolava música eletrônica e estava bem animada... Me diverti muito e só saí de lá de manhã!



Domingo teve Pic Nic no Aterro do Flamengo, onde fica o MAM também. Esses encontros onde cada um leva uma coisa,são os meus preferidos. Tentei andar naqueles elásticos e mais uma vez não consegui dar mais de um passo. A Camila Pitanga tava bem perto, com a filha o marido e mais outra criança. Botou a filha pra andar segurando-a pela mão. No Rio é comum encontrar atores pela rua. depois, segui com a Isabelle (que eu já conhecia do Luau de Carnaval em Recife), uma amiga sua e mais o Vinicius (Rio) pro Pub Crawl. Segui o Pub Crawl mas não comprei as bebidas inclusas no pacote. Comi uma ótima costelinha de porco com molho barbecue no "Costello". Comida deliciosa, mas é bem pequeno... Depois fomos no "Pueblo", com um garçom bem estressadinho e uma “mocilada” muito agudada, mas a Pina Colada era boa... Coitado, atender mais de 30 pessoas não deve ser fácil! Ainda fomos a mais dois bares e o grupinho que ficou comigo só saiu quando fechou! É muito bacana conhecer vários bares na mesma noite!



Segunda fui no Jardim Botânico de manhã e rolava uma gravação da novela de época "Lado a Lado". Tirei algumas fotos e adorei o Jardim Botânico. Marquei lá com o Joe (Rio) e a Claire (Inglaterra). De noite encontrei novamente a galera CS no metrô Uruguaianas e de lá seguimos pro samba em espaço abeto na "Pedra do Sal". Acho que poque na terça seria feriado, o lugar não estava apenas cheio. Estava simplesmente apinhado. Mesmo assim conseguimos ficar juntos e depois fomos a um restaurante mais na frente. Combinei á com o Carlos e ele foi. Nesse dia eu voltei pra casa dividindo a taxi com a Gabriela e mais dois CSers da França, que falavam português bem e com os quais dei muita risada.



Terça, meu último dia eu iria a Petrópolis de carro com uma menina que postou sobre isso, mas amanheceu chovendo e o passeio foi cancelado. Aí fui no Centro Cultural Banco do Brasil pra ver a exposição dos Impressionistas. Uma fila quilométrica me fez desistir. Acabei indo encontrar o Paulo (MG) em Ipanema, no Sindicato do Chopp. Depois chegou um outro rapaz da Alemanha que ficou lá, depois que fui embora.



Afe! Foi divertido sim! Encontrei um monte de gente que já conhecia de outros encontros do CS, como o pessoal de Porto Alegre (Ralf, Fernanda e Jô) que são muito legais! Novas amizades também foram desenvolvidas nesse período, pois a essência dos Encontros do Couch Surfing é proporcionar interação, não apenas diversão.



Tirei poucas fotos, pois quase não saí com a máquina. Mas depois junto as que outras pessoas tiraram e  monto um álbum no meu Face.



Meu vôo de volta era pra sair 21h, saiu 23h e cheguei em Salvador à meia noite (por causa do horário de verão). De volta, já no trabalho, tou com saudade dos meus amigos daqui e vou hoje no nosso meeting semanal, lá no Mercado Bar... Sabe aquela minha falta de energia e desanimação pra sair? Rapaz, eu tenho um conselho... Se qualquer coisa, mas qualquer coisa mesmo tiver te deixando diferente, viaje! Não importa se de carro, de avião, pra perto, pra longe... Sair da rotina parece suscitar uma disposição diferente. Há quem goste de viajar só. Eu prefiro ter companhia. O Couch Surfing me proporciona encontrar novas pessoas em cada lugar. Nesse encontro Nacional, óbvio que foram muito mais participantes e há toda uma estrutura que se organiza para isso. Mas, quem usa o viajar como forma de relaxar e também ficar mais criativa e inspirada para escrever, por exemplo, tem nas pessoas que integram o CS um aporte, sabe?



É isso... Viaje! Saia da rotina! Eu recomendo! Ah, e faça mais amigos também! Tudo bem que dá trabalho fazer e manter novas amizades. Mas a gente aprende sempre com os outros, né? A vida é um eterno aprendizado!!!

Nenhum comentário: