quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O que ainda me faz chorar...

Hoje uma pedinte chegou junto de mim, pedindo dinheiro... Na Joana Angélica, bem em frente ao Central... eu com pouco dinheiro, olhei um momento mais demorado para ela...
" Não é pra mim não, é pro nenê que tá com fome..." E aí reparei na sua barriguinha do que eu suponho que sejam uns quatro meses... e foi me mandando segui-la ao cachorro-quente mais próximo... Paguei os R$ 2,00 e saí... e caí no choro... Com meus óculos escuros de grau, fica mais fácil chorar...

Eu tô na TPM... eu tou com dor de cabeça... eu tou vivendo minha vida... mas me dói mesmo situações de pessoas de rua... Uma vez escrevi um "projeto" da Escola da Transformação... foi numa disciplina do Mestrado em Edicação da UFBA... Na época (2002), tinha tudo tão certo na minha mente que até contagiei um dos colegas da equipe, mestre em Economia e que chegou a concordar comigo na viabilidade do "projeto". A Escola da Transformação buscaria levar para um mesmo lugar pessoas dos diversos extratos sociais e de diferentes situações de vida... Trataria a educação como fator de inclusão social e diminuição das diferenças, visto que a educação ainda é promotora de melhorias na vida das pessoas... Mas, como chegar a quem está em situação de morador de rua?

Você já pensou em como muitas vezes temos tantas coisas ao nosso dispor que sequer imaginamos que um dia podemos perder tudo que conquistamos... UMA DAS FORMAS DE DEIXAR PARA TRÁS TUDO QUE CONQUISTAMOS FISICAMENTE É MORRENDO... e ninguém aqui duvida que essa "perda" vai acontecer, né?

Mas existem outras perdas e também outros ganhos ao longo da vida...

Um dia escreverei mais sobre a "Escola da Transformação"... não adianta tirar as pessoas da rua e colocá-las num abrigo u algo semelhante... É preiciso colaborar para que recuperem sua dignidade novamente... entre outras coisas... Quem ensinaria nessa Escola? Proefessores aposentados... esses acumularam tanta coisa e ás vezes querem continuar ativos!!! Iniciantes, cheios de coisas pra aprender com tudo e com todos..... professores brilhantes que se permitem algum tempo pra se dedicar voluntariamente ao próximo... professores que não iriam pra essa escola por dinheiro, mas por uma necessidade de fazer um trabalho... professores que não teriam mais um emprego pra contabilizar...

Mas as pessoas precisam pagar suas contas... E se a conta fosse COLETIVA?? A Escola da Transformaação seria um local onde toda estrutura necessária a uma vida decente estaria disponível... Primeiro que todos, pobres, ricos, com ou sem instrução formal teriam igualdade em tudo... a moeda que circularia seria medida em horas de trabalho... não importa se o trabalho é de professor ou de faxineiro, todos são imprescindíveis para o funcionamento da Escola... Sem moeda circulante que servisse para fora, ou seja, para o consumo, teríamos que ter autonomia em tudo... A Escola teria sua própria geração de renda, energia, água... Energia solar, água diretamente dos lençóis freáticos... E a renda?

Quanto você pagaria por um local tranquilo, organizado e arborizado? Quando você pagaria por uma escola que realmente educasse para a vida? Quanto você pagaria para ter saúde e paz? Porque a vida moderna nos "cobra" muito para que tenhamos acesso ao que deveria ser básico, mínimo...
Está óbvio que a Escola se "pagaria" porque existe uma enorme desigualdade social e haveria os "internos" e os "externos"... externos vão à Escola e pagam porque podem e porque não tem que agregar trabalho... Mas não teriam nenhuma vantagem nisso... "Internos" teriam uma espécie de "contrato" de dois anos pra trabalhar, morar, se alimentar e estudar, porque a escola teria todos os níveis de educação. Depois, deveriam dar espaço para outros, porque ser "interno" de qualquer modelo social diferenciado por muito tempo pode gerar conflitos pessoais (risos)... A oprtunidade de viver bem sem dinheiro, apenas trabalhando pode ser interessante... Porque casa, comida, lazer custa muito caro!!! Aí a gente ganha pelo trabalho... mas o que ganhamos realmente? E se você não tivesse contas para pagar no final do mês, realizasse um trabalho que você escolheu, não pegasse trânisto, não precisasse ter medo de asssalto e outras coisas mais??? Quanto você estaria ganhando por uma vida assim?

A Escola da transformação teria todas as estruturas de lazer que nos acostumamos a ter... até mesmo Shopping Center... mas a diferença é que pra você "comprar" lá, você teria um "cartão de crédito" baseado nas suas horas de trabalho... E mais uma vez, não importa qual o seu trabalho dentro da Escola... Seres humanos não têm sistemas de contagem de horas diferentes... uma hora é uma hora... Exemplo, vejo no Shopping interno da Escola um computador... ele custa 60 horas trabalhadas... Vejo um relógio de grife (risos) que custa 500 horas trabalhadas... Pra acumular 500 horas, eu (suponhamos que eu seja professora nessa escola) ou o porteiro, termos que trabalhar o mesmo tempo, compreende? Qualquer um pode adquirir qualquer coisa... Agora sinceramente, pra que eu iria querer um relógio tão caro (risos) se há relógios de parede em tantos lugares... Se eu estou numa comunidade onde as casas são igualmente confortáveis... Onde as pessoas buscam igualdade e não se destacar por um outro bem... entende?

Vivemos um mundo tão louco, que eu nem sei mais o que é utopia realmente... Só sei que a moeda que ainda pode fazer a diferença é a busca pela felicidade... e felicidade não tem preço... Não está em nenhuma prateleira... Não posso esperar 25, 30, 40 anos pra consuistar coisas que ficarão para trás... prefiro buscar conquistas que me façam mais feliz e melhor hoje...

Voltando a futura mamãe de rua... Ela iria pra Escola pra poder ter uma chance... com apenas dois anos de prazo na condição de "interna", talvez acumulasse "bônus" suficientes pra converter em moeda corrente quando saísse... porque as horas ganhas e não gastas podem ser convertidas depois... Não estaríamos excluídos do mundo real... Digamos que com seu trabalho, além de casa, comida, educação, lazer, entre outras coisas, ela desejasse ir morar junto com alguém externo... nada mais justo que fosse... mas só que faria isso "preparada"... com uma formação que lhe desse oportunidade de trabalhar em agum lugar, entende? Porque não trabalhar e não ter onde trabalhar são coisas bem distintas...

Vou agora almoçar... gastar alguns reais pelo almoço, que custa a mesma coisa pra mim e pra qualquer outra pessoa, nesse restaurante... Mas as cosas tem o mesmo valor mesmo??? Pense nisso... e me responda, você trocaria sua vida atual por uma vida onde os valores são outros?

O que você pensa disso?

A grande inviabilidade da Escola é o começo... são os recursos para implantá-la... Porque apesar de gerar renda depois e "se pagar", ela precisa do capital inicial...

Nenhum comentário: