quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Gincana da escola

Eu fui madrinha da equipe Amarela no turno da manhã, aqui, na Escola Jesus Cristo. Na foto ao lado eu descobri que não fico nada gatinha de amarelo, mas tudo bem, eu tinha que estar "amarela" dos pés a cabeça mesmo! Da direita pra esquerda, a terceira aluna é uma danada! É a Juliana da 7M2!




Minha colega de História, Valdirene, aí na foto abaixo, prestando uma atenção danada na prova, foi a outra madrinha da equipe.

Na primeira reunião com a equipe (de quase 50 alunos), formada de alunos oriundos de todas as nove turmas do "ginásio", ouvi de uma aluna da oitava série: "Essa é a equipe mais fraca que tem!" Eu respondi pra ela que ninguém é melhor nem pior que ninguém... e não é mesmo!!! Disse outras coisas... e eles também pararam pra refletir sobre isso... Só porque tínhamos poucos alunos maiores... imagine! A grande maioria da equipe era composta por alunos da 5ª e 6ª, considerada mais imatura pelos maiores...
Tivemos, logicamente, todo um processo de construção juntos. Alguns alunos resolveram mudar de equipe e alguns não participaram mesmo!!! Mas o importante é que os que ficaram, se engajaram e não mediram esforços pra realizar tudo da melhor maneira possível. Gabriel Alencar (7M1) junto com as pet que a equipe trouxe...

No primeiro dia, abrimos um placar com 300 pontos vantagem. As notas fiscais, tarefa liderada por Mariana da 7ª M1 teve um resultado que até me surpreendeu, pois acredite, não doei uma notinha sequer, por puro esquecimento... É tudo muito corrido!!!! Mas orientei a irem pras portas dos supermercados próximos recolher notas... Na foto, Mariana mostra as unhas pintadas de amarelo e segura umas fitas amarelas... Daniele também pintou as unhas de amarelo! E mais uma vez, Juliana.... em todas fotos! (risos)
Hoje, nos esmeramos ainda mais... assim que descarregar as fotos eu mostro! Até porque as provas de hoje foram mais complexas... mais elaboradas dos que as de ontem...

Eu acredito muito em organização, empenho, cuidado, ética... e foi essa a preocupação! Competir é algo que exige uma ética! Não vale tudo!

Brener (na prova relâmpago, que era se fantasiar de palhaço e fazer uma apresentação) queria participar de tudo... entrou até no par ou ímpar com Juliana pra ver quem contava a piada. Ela venceu...
Tirei muitas fotos de todas as equipes, mas hoje vou postar apenas as da equipe Amarela... é que demora aqui no micro da escola...
Manuela assumiu a liderança da equipe e se saiu muito bem na prova relâmpago de imitar um professor... imitou Cátia... de uma forma que a professora se sentiu retratada fielmente. Essa tarefa foi polêmica em algumas equipes e gerou um certo desconforto . Eu não gostei da forma como fui retratada porque o aluno (um menino da oitava série) me imitou exageradamente... Nada do que ele retratou eu faço em sala de aula, pois o objetivo dele era ser engraçado... Hoje ele pediu desculpas publicamente... Desculpas aceitas, mas quando eu digo que é importante orientar em tudo, é porque é mesmo... É preciso ter cuidado... eu só tenho turmas de 7ª e 8ª, algumas pessoas me perguntaram se eu já dancei em sala de aula, como foi retratado... eu nunca dancei... Bom, mas tudo bem...

Vou pedir que os alunos descrevam a provas e depois volto falar desse assunto... Ah, vencemos!!! Mas isso é só um detalhe... O tema foi Olimpíadas de Pequim e 100 anos da Imigração Japonesa... Tivemos provas criativas, provas de arrecadação de notas fiscais (que serão doadas a Mansão do Caminho), de garrafas pet e latas recicláveis... Uma das provas foi trazer um escritor e seu respectivo livro... Nossa equipe trouxe Lindinete (minha mãe, ou Mamy, como sempre chamo) que mostrou os seus livros... entre eles, "Ver para Crer : São Tomé de Paripe" e declamou um de seus poemas de cunho social, o "Salve os jovens"... Cada prova merece um relato, cada equipe merece um relato, mas tentando ser breve, quero expressar apenas a minha satisfação, por ter contribuído, através da orientação, para que equipe conquistasse a vitória. Mas na verdade, todos ganharam com essa Gincana... e aprenderam, com certeza!

Ufa... amanhã eu continuo... são muitas e muitas fotos...
E o trabalho continua... teremos as equipes do primário...
Não posso deixar de citar alguns de meus alunos... Adriana, Mirna e Tereza, da 7m1, foram atuantes do início ao fim... alguns alunos da 5ª e 6ª, por não serem meus esse ano, não sei ainda o nome de cor... mas vou colocar as fotos das provas de hoje e sinalizar os que se destacaram nas provas...
Valeu!


Nenhum comentário: