terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cinema, arte e educação...

Tou fazendo uma disciplina muito bacana, Arte e Educação, no Mestrado em Educação da UFBA e o Professor Sérgio Farias pediu pra irmos "apreciar" " A MÚMIA 3 : TUMBA DO IMPERADOR" (abra uma nova janela pra ver o Trailer). Brendan Fraser com cara de garoto (apesar de ter quarenta anos), faz novamente o seu papel do explorador Rick O'Connell, agora pai de um jovem rebelde, Alex (Luke Ford).
Luke tem 27 anos, ainda não é bem conhecido no Brasil, é professor de teatro e até que se sai bem. O chato é engolir Brendan como pai dele, uma quase inviabilidade do ponto de vista das idades... Portanto, pra mim o Alex deveria ser um ator de uns vinte anos, no máximo!!! Pelo menos seria plausível, verossímel... Sem falar que Brendan não convence como adulto... é um tremendo garotão!!! Reparem!
Maria Bello (na foto ao lado completamente diferente da caracterização da Evelyn Carnahan O'Connell e ainda por cima loira!) , de 41 anos, não tem (nem de longe) a empatia que Rachel Weisz tem...
Talento é algo extremamente complexo de avaliar... Gosto da Rachel... adorei sua atuação em " O jardineiro Fiel" e nas outras "Múmias"... Detestei não a terem escalado... Mas como ela é detentora de um Oscar, talvez tenha sido mais simples e barato colocar outra... Na mídia se fala que ela está envolvida com Sin City... O negócio é o seguinte: sequências, não deveriam trocar de atores! E ponto final, que tou sem paciência! Pô, a dinâmica de Fraser e Weisz era muito boa!!! Coitada da Bello... não convence de jeito nehum!!!!
Sérgio fez três perguntas:
1 - Que tipo de emoções o filme suscita?
2 - O que se aprende?
3- Como utilizar esse filme como recurso didático?
Dessa vez a ambientação é na China... Tivemos uma acalorada discussão sobre a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim na aula passada... Pena que a gente não tenha uma maquininha filmadora para coisas assim, do cotidiano... dei muitos palpites (pra variar), mas ouvi muita coisa interessante dita pelos meus colegas de curso e pelo bem humorado Professor Sérgio... Se eu ficar falando só bem de Sérgio, vai ficar parecendo que sou puxa-saco... Como não sou, vou escrever uma vez só: ele é competente, organizado, motivador e extremamente dotado da capacidade de conduzir uma aula de quatro horas de forma dinâmica, objetiva e produtiva... Pronto, falei! A partir de agora, quando me referir a Sérgio, vai ser narrando fatos... sem elogios, certo? Por que? Ah, também sou professora! Tem aluno que me abraça, diz toda aula que me ama e eu fico meio sem graça, entende?
Bom, nessa aventura, a "múmia" da vez é o Imperador Qin Shihuang (Jet Li), que entre outros feitos memoráveis, mandou construir a Grande Muralha da China e o admirável Exército de Terracota (atualmente Patrimônio Mundial da UNESCO) ... O Imperador é considerado um tirano, sem dúvida, megalomaníaco, sem dúvida, mas convenhamos que tinha um gosto bastante apurado em arte... Os guerreiros (mais de oito mil, em tamanho natural!!) não são clones um do outro... são distintos, com armas de verdade, foram pintados um a um... E ainha há os cavalos!!! Continuo amanhã...
Bom, hoje já é 20/08 e resolvi continuar aqui mesmo...
Respondendo às questões:
1 - As emoções do filme estiveram relacionadas às emoções que sinto enquanto mãe de dois adolescentes (Binho de 19 e Al de 21 anos)... no filme, o Alex não segue exatamente o estilo de vida que seus pais gostariam e eu realmente gostaria que meus filhos fossem mais parecidos comigo em relação aos estudos. Não gostaria que seguissem minha carreira, propriamente, visto que demonstram outras inclinações... Mas custava serem mais parecidos? A feiticeira também tem uma relação bastante positiva e amorosa com a filha e eu gostei de ver isso no filme.
O casal mostra-se apaixonado (embora não convença!) e eu fiquei pensando que preiso arranjar um namorado urgentemente pra a resolver minhas pendências afetivas... Pra minha sorte isso não constitui problema real e imediato porque com o tempo totalmente preenchido e um reforço muito positivo da família e das pessoas em redor, não sobra muito espaço pra ficar carente, sabe? Também tenho saído aos sábados à noite e até dei uns beijinhos... Mas ao ver a sintonia do casal no filme, lembrei daquela canção do Pato Fu, Eu ...
" Eu queria tanto encontrar
Uma pessoa como eu
Pra quem eu possa confessar
Alguma coisa sobre mim..."
Mas o mar não está exatamente para peixe...
Quanto ao Imperador, as emoções que me suscitou foram quanto ao poder exercido da forma como foi... Também me comoveu a morte do amante da Feiticeira... Se eu fosse a feiticeira iria ficar muito p. da vida com o Imperador e transformar em Terracota seria pouco!!! Enfim, o "concatenamento" da ficção com um pesonagem que existiu e as explicações mirabolantes pra tudo isso é que tornam o filme divertido!
Também gosto de ver morte sem sangue... Aliás, preifro as cosias sem morte... Mas num filme de ação é inevitável, né? Nas "múmias (1,2 e 3)" morrem muitos zumbis e poucas pessoas e isso é bom, porque de violência já chega a que temos no dia-a-dia... Ponto pra cena em que a múmia "mata" uma do seu time e tenta consertar o problema... me acabei de rir... Porque esse filme também é uma comédia!
O filme é classificado também como de ação e eu realmente fico mais numa de curtir os nuances... as paixões... os detalhes... O figurino é divino!!! As mulheres são fortes... os homens são interessantes... me identifico com esse universo!
2 - Bom, o que se aprende? Pô, quanta coisa!!! Uma aula de história, de cultura e de arte pode se tirar do filme, que digam o que disserem por aí, mas tem o seu mérito em utilizar temas atraentes (quem não gosta do glamour dos faraós e agora do Imperador Chinês?) de forma no mínimo lúdica... não precisa de rigor ou precisão histórica... precisa ser bom de ver... e foi bom de ver... Também é um filme pra telona... nenhum TV de plasma reproduz as sensações do escurinho e da telona.... eu acho...
3 - Utilizaria o filme como pano de fundo pra falar da cultura chinesa, suas crenças, seus costumes e sua arte... Também exploraria as questões políticas da época... Pediria aos alunos pra ver o filme, pesquisar como de fato se deu a construção da Grande Muralha... Qual o objetivo dela? E os Guerreiros? qual a função deles? Também dá pra discutir gênero a partir desse filme... Como são retratadas as mulheres? Enfim, utilizaria o filme para discutir aluguns aspectos não tão óbvios e solicitaria também uma explicação para a criação do exército... Afinal, pra que tantos guerreiros com tantas peculiaridades?
Me deu muito prazer escrever esse texto... Quem quiser mais informação sobre cinema, acesse os links...
Inté!
Guel

Nenhum comentário: