sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sedentarismo espiritual


- Eu faço academia todo dia, sábado, domingo e feriado! Não pode dar mole pra gordura não!
- Eu pratico artes marciais, três vezes por semana. Também adoooooro boxe!
- Eu corro na orla, ando de bicicleta, tenho que cuidar do corpo, né?
- Eu faço meditação e Yoga... E pratico diariamente boas ações...
Espanto geral!
- Como assim? É alguma modalidade nova de fitness?
- Não, é uma modalidade antiga... Mexe o corpo um pouco, mas são ações visando fortalecer o meu espírito e não requer esforço físico... Mobiliza minha musculatura do ego!
- Ah, mas cuidar do corpo é fundamental! O bem estar que advém dos exercícios, a serotonina que me invade depois de malhar, eu não troco por nada!
- Sem contar que quem não se cuida pode desenvolver doenças, engordar, enfim, ter um monte de problemas!
- E eu quero envelhecer com saúde! Mas você é sedentária total? Isso é inaceitável nos dias de hoje!
- Atualmente só tenho meditado e caminhado algumas vezes, atividades que requerem pouco suor. Não sou sedentária. Existem modalidades e modalidades de atividade física. Acho que devemos nos preocupar com a prática de exercícios para o corpo, mas não me vejo apenas como um corpo, portanto tenho praticado exercícios para alma.
- Com assim? O que você faz? Qual a utilidade prática disso?
- O bem estar do exercício pode ser obtido também quando fazemos algo de bom e útil pelo próximo, por exemplo. O prazer de ajudar alguém, seja com uma palavra amiga, com um gesto ou com algo material me dá uma sensação muito boa... É gratificante para mim.
- Já sei, você fica nessas paradinhas de religião... Quer ir sem escalas para o céu! Não credito nisso minha filha! Mas acho bonito quem acredita... Mas é muita utopia!
- Não é preciso estar vinculado a nenhuma religião para a prática do bem... Mas sim, existem academias espirituais, se você precisar se sentir conectado a um grupo de semelhantes... Igrejas, centros, terreiros, templos, comunidades...
- Não vejo ainda onde essa sua prática lhe traga vantagens que não sejam meramente de caráter moral... Eu vivo o aqui e o agora... Não tenho tempo pra essas coisas! Pago minhas contas em dia, meus impostos, respeito as leis, então não acho que tenha que ir além disso... Pra que? Não acredito nessas baboseiras de Deus... de religião...
- Religião é o ópio do povo! Veja quantas igrejas são milionárias... E os pobres coitados lá, sendo enganados e achando que comprarão um terreninho no céu...
- Peraí, não podemos generalizar...Existem religiões e religiões... Eu mesmo conheço vários trabalhos sociais importantes em grupos que não cobram taxas, não passam sacolinha e sobrevivem de vendas de livros, doações, campanhas... Já fui em um num momento difícil de minha vida...Melhorei... Aí deixei pra lá... Mas penso em voltar um dia...
- Exatamente. Eu integro um desses grupos. E lá exercito minha capacidade de me tornar uma pessoa melhor... Domar meus vícios... Me compreender... Sem investimentos financeiros... Investimento moral... Estou comprometida com isso. E demorei até tomar essa decisão...
- Epa, aí me interessei! Eu pago caríssimo pra me entender... Minha analista é top, vale a pena, mas né barato não! Os olhos da cara!!
- Meu terapeuta também é excelente! Não sei o que seria de mim sem ele... Mas é claro que tem que ter um preço! O cara se formou, investiu...O consultório é aconchegante... Me sinto noutro mundo quando vou lá... E iria mais, se o orçamento desse...
- Não faço análise. Minha terapia é lidar com pessoas com problemas bem piores dos que os meus... Gente que não tem o que comer e está nas ruas, invisível... Passando fome, frio e principalmente deixando de ser gente... Toda vez que volto da distribuição da sopa pros moradores de rua, eu penso em como sou sortuda por ter um emprego, uma família, um lar...
Também sou voluntária numa escola... Desenvolvo um trabalho educativo lá... Já ensinei a jogar xadrez, já atuei na biblioteca...
- E quando você arranja tempo para isso? Eu não tenho tempo pra nada!
- Tenho os finais de semana livres... Reservo umas duas a três horas no sábado... O projeto da escola é de apenas duas horas por semana, na sexta...
- Não sei como você arranja tanto tempo, viu?
- Quantas horas por dia vocês malham? Quantas horas passam nas redes sociais, vendo noticiário, novela, séries?
Silêncio...
- Ah, mas isso faz parte da vida! Temos que relaxar que ninguém é de ferro...
- Claro, mas eu só queria dizer que tempo é uma questão de prioridade... Quem vive reclamando que não tem tempo pra si, pra família ou pro lazer, na verdade tem as mesmas 24 horas que todo mundo tem, mas a sua forma de levar essas horas é que dá essa impressão... Somos pessoas de sorte?
-Nada, sorte não existe! Somos pessoas firmes, que dão duro!
- Sei, não viu? Canso de ver gente capaz sem conseguir emprego... Gente que se esforça, se esforça e não sai do lugar...
- É a crise... uns com mais, outros com menos...Não posso me responsabilizar pelo mundo e seus problemas... Já tenho os meus!
- Certamente que todos nós temos problemas. Ninguém é perfeito. Mas às vezes damos uma dimensão maior... Quantos não se sentem deprimidos ou injustiçados por qualquer insucesso ou puxada de orelha do chefe?
- Eu mando no meu negócio...Não tem essa de chefe, agora com essa crise, não tem como não estressar...Trabalho feito um louco... Só no boxe encontrei sossego... Depois passei pro Jiu Jitsu... Mas tenho problemas pra dormir... Aí, velho, não tem jeito...Tem que ser na base do remédio mesmo...
- Dormir e acordar são fenômenos naturais... No entanto, muitos fatores levam ao desequilíbrio dessa função... Exercícios físicos ajudam, mas eu afirmo, exercícios morais podem curar...
- Você tem como provar?
- Claro que não!
- Existem estudos demonstrando o poder da mente, das emoções positivas... Até a lágrima de tristeza e de alegria tem composição química diferente... Mas, não quero convencê-los de nada, meus amigos... Apenas expressei minha opinião sobre exercício..Pensem na palavra... E-X-E-R-C-Í-C-I-O... Assim como é importante cuidar do corpo, é obvio que é fundamental cuidar da alma, do ego, da personalidade, das emoções... Enfim, do que não é físico. As doenças psíquicas, são devastadoras... E tomar remédio tarja preta pro resto da vida é desalentador...
- Tem a psicoterapia também, fora dos remédios... Eu faço pra complementar o tratamento... Mas realmente, me incomoda que meu psiquiatra acredite que eu preciso tomar esses estabilizantes de humor pro resto da vida... Que eu não possa viver sem... É como se eu não tivesse capacidade de ficar normal...
- Eu também tomo e me sinto melhor...Mas gostaria de ficar livre...
- Pois é...ser livre...Será que somos realmente livres? E será que podemos comprar tudo que precisamos? Acho que as coisas realmente preciosas, não tem preço. Pode parecer clichê, mas pensem aí quanto custa o afeto... Da mãe, do pai, dos filhos, dos amigos, dos colegas de trabalho...Tem como comprar? QUANTO NÃO ESTARÍAMOS DISPOSTOS A PAGAR POR UM POUCO DE AMOR SINCERO E PLENO?
- Vendem tanta coisa... Por que não inventaram a droga do amor ainda? Ou pelo ao menos alguma coisa que nos trouxesse essa sensação?
- E aí vem outra coisa... As drogas... Sem uns drinks, não dá não, velho! É muita pressão!
- Já tentei largar o cigarro... Definitivamente não dá...
- Eu acho que até que controlo a bebida, fumo quando bebo, mas difícil mesmo é controlar o cartão de crédito!!!
- Rapaz, pior que controlar o sexo, não tem!!!! Não consigo ficar com uma só... Já tentei... Minha vida tá um inferno porque uma amante descobriu meu Face e de lá achou o de minha mulher...
- Viu aí, garanhão?
- Eu jurava que vocês eram felizes...Vocês são o "casal"...
- Pois é...fotos no Face dão essa impressão... Na realidade a vida é outra...
-Então, meu amigos, bom encontrar vocês. Fazia tempo que não nos víamos, né?
- E pensar que éramos inseparáveis no tempo da faculdade...
- Tudo vai mudando...
- É, nunca pensei que o Dimitri...
- Quem ia imaginar que um cara bonito, bem sucedido e bacana como ele...
- É... o suicídio nos choca mesmo... Eu ainda não consigo acreditar...
-Enfim, vamos fazer uma oração por Dimitri... Talvez seja a única coisa que nos reste fazer agora...
-Estão fechando o caixão... E um dia, todos nós, sem exceção, partiremos também...
- É a vida...
Silêncio... Aquele silêncio da reflexão.
Guel Pinna
Salvador, 08:57h

Nenhum comentário: