terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

As mudanças e o tempo

Se eu tivesse inimigos, certamente que eles teriam nas minhas postagens muita informação pra falar mal. Poderiam falar mal dos meus eternos "capítulo 1" (eu geralmente escrevo por impulso e depois paro, não retomando o capítulo 2), meus poemas e mesmo das minhas viagens e opiniões sobre as coisas da vida. Poderiam dizer que minha vida social também é muito exposta... Fazer o que? Sou um livro aberto e não tenho nada a esconder!!!

Como eu sou uma pessoa leve, que não se preocupa muito com as opiniões alheias, o blog é um diário íntimo também. Nunca escrevo pensando em quem vai ler, mas no que realmente estou sentindo. É um registro honesto das emoções do momento... sem maquiagem.

As principais mudanças de minha vida agora, giram em torno da minha saída da Escola Jesus Cristo. Após 14 anos trabalhando lá, quase seis anos na vice-direção e uma coleção de boas experiências e grandes amizades.

Pedi exoneração do cargo dia 04/02 e tenho ido sempre lá, pois é preciso deixar várias coisas em ordem e meio que "passar a faixa" para a futura nova vice... Também vou ficar "amiga da escola" por um tempo e quando terminar o experimento do mestrado, que será na turma 8M1. Aos poucos eu vou cortando o "cordão umbilical", mas Rosinha, a diretora, nunca vai deixar de ter um vínculo forte e indestrutível comigo.

Rosinha é uma mãe pra mim... uma irmã... uma amiga de todas as horas. Após tantos anos de convivência eu vou sentir falta de nossas mesas coladas uma na outra... Das nossas conversas sobre tudo e sobre todos os rumos da escola. Não existe uma ação que tenha ocorrido na escola que eu não soubesse. Nada que não fosse compartilhado entre a gente. Frequentemente Rosinha era a primeira a saber das minhas inquietações, das minhas aventuras, das minhas paqueras... De tudo mesmo!
Não estou abalada porque vamos continuar com os elos bem ativos...

A melhor coisa do trabalho é você se sentir em casa, em família e vestir a camisa, sabe? Mas eu acho que passei o tempo necessário e chegou a hora de mudar. É muito cômodo conhecer os eu trabalho com a palma da mão!! Acho que eu sempre quis outros desafios e os tive...mas sempre continuando lá. Até cheguei a ir pros colégios de Aplicação e David Mendes, pois sempre preferi dar aulas pro Ensino Médio, mas voltei... Parece que minha vaga ficava lá em aberto, me esperando... Coisas que realmente não se explicam com lógica...

Aí surgiu a oportunidade de fazer uma seleção pública pra REDE IAT e eu desejava a mudança... É too um novo processo de conquista das coisas e das pessoas, mas isso não me assusta nem um pouco. Pelo contrário, me motiva. Nossa, quanta coisa boa pra se fazer, pra se aprender e pra se compartilhar se descortina na minha frente!

Ontem foi meu primeiro dia e nós estaremos até amanhã (15/02) em Jornada Pedagógica.
Eu me sinto em casa com imensa facilidade. às vezes tenho a sensação de que já conhecia algumas pessoas, mesmo s vendo pela primeira vez. As afinidades se estabelecem num instante!

Ah, e uma coisa sensacional: eu vou trabalhar de 13 às 19h. Gente, ter TEMPO é um luxo!!!! Eu nunca fiz uma coisa só, tudo bem, mas sempre ter que acordar de madrugada pra estar na Escola Às 7:30h era um saco! Em horáio de verão, nem se fala! E emendando o turno de aula com o turno em que era vice, sem muitas vezes nem sair da escola e almoçando lá mesmo, acabava trabalhando muito mais que 8h. E saía depois das seis...

Enfim, tenho todas as manhãs livres e isso é fundamental pra mim, pois tenho disciplinas e o GEPEL na UFBA... Vou poder aplicar meu experimento com os alunos sem estar em sala de aula, ou seja, vou poder dar um distanciamento maior como pesquisadora... Isso já era desejável antes... Também posso ler mais e quando a coragem bater, fazer alguma atividade física!

2012 eu tou nessa fase de mudança... com ganho de tempo pra mim e sem nenhuma perda emocional, pois os amigos de verdade vão com a gente aonde a gente estiver. Foi uma escolha minha e a princípio eu queria manter os dois vínculos de trabalho. Não foi possível e aqui estou eu, pronta para os novos desafios na REDE IAT...

Cada um de nós está onde precisa estar... mesmo que muitas vezes nem desconfiemos disso...

Abaixo umas poucas fotos de ontem...
Não dá pra sair clicando todo mundo quando ainda não se tem um conhecimento, né?
Esse é o Yuri Wanderley, Coordenador Geral da Rede Anísio Teixeira... Nesse momento ele passa as informações sobre o que é a REDE...
Antes desse momento, todos os integrantes da REDE se apresentaram. Foram 42 apresentações e foi pra mim um momento extremamente importante, pois possibilitou que a gente fosse sentindo o que pensa cada um. Nas falas, uma energia contagiante de gente que acredita na educação, gosta do que faz e está ali pra somar forças!!!
O professor Nildson Veloso em momento lúdico-cultural... Ele lê e dramatiza o "cordelito" sobre Anísio Teixeira...

O Tony Couto, bem na hora do lanche...
Os colegas... galera animada, divertida e compromissada!
Esse bolo tava uma delícia! A mesa do lanche foi fartíssima...eu comi inúmeros morangos!!!

Bom, um pouco do dia de ontem tá aí em fotos, fatos e pessoas...

De lá, já de noite, fui direto pro Sunshine, pois era a Festa Pré-Carnaval do CS... Foi bem legal e eu tirei 110 fotos... Já baixei no Face... Pois é... agora eu tenho tempo!!!

Nenhum comentário: