terça-feira, 22 de março de 2011

Homenagem ao Professor Luckesi na FACED



















No dia 21/03/11, às 9:00h, no Auditório 1 da FACED/UFBA aconteceu a abertura do ano letivo da pós Graduação em Educação com palestra do Profº Dr. Cipriano Luckesi.

Essa mulherada bonita e inteligente ( com Lucksi no centro) é parte da atual equipe GEPEL, liderada por Cristna D´Ávila.

A palestra de Luckesi, no seu inconfundível estilo, foi permeada de reminiscências de sua trajetória de educador, passo a passo... Desde quando foi pro "fim do mundo" alfabetizar, no sertão baiano até os seus anos de estudante de Mestrado em Ciências Sociais (UFBA/1976). Suas motivações na época, sua determinação em passar na seleção, os grandes mestres que ofizeram parte de sua trajetória... Tudo contado de uma forma tranquila, motivadora, salientando que qualquer um de nós, estudantes de pós, temos um grande desafio: nos apropriarmos de um conhecimento... e sobre o conhecimento ele discorreu com maestria. Pontuando sua fala com citações bastante pertinentes e provocadoras.

Eu, pra variar, não anotei nada... Que não levei papel. Tudo aqui tá na memória e as imagens qe fiz vão ajudando a "contar" um pouco desse momento especial para nós, como estudantes da FACED, e para mim, epecialmente, como colaboradora da Equipe GEPEL. O GEPEL fez uma homenagem muito emocionante e completa. Tivemos Cris e as meninas cantando "Brincar de viver", apresentação de slides criado especialmente para esse momento, com fotos e texto, entrega de uma placa de homenagem que foi entregue por Vera, e mais homenagens de Conceição Sobral e Rita.

























O bolo é um capítulo à parte (rs). Mandei imprimir em papel de arooz a foto que "caçei" na net, botei uma mandala por trás, que eu queria uma coisa perfeita. Contratei uma pessoa pra ir fazer o bolo e a decoração no domingo, (que essas coisas são muito perecíveis) e tava tudo certo. Domingo passei o dia como fiscal de prova do ENCEEJA e ao chegar 20h em casa descubro que a moça não pôde ir porque o filho teve crise de asma . Eu com o celular desligado o dia todo por causa da prova e sem saber de nada. Bom, eu vi minha irmã fazendo (e até ajudei) o bolo de meu sobrinho emfevereiro. Era domingo de noite e me responsabilizei por essa tarefa. Fiz... Taí a foto. Não ficou perfeito... mas ao sair de casa, as pitanguinhas de chantilly ainda estavam bonitinhas... Com a temperatura (e claro, nao fiz alguma coisa exatamente certa nesse processo, né?) o chatilly derreteu e arrasou coma aparência do bolo... Era um sério problema de aparência X essência, um dos pontos enfocados por Luckesi... Dentro, tava tudo certo... recheio de coco, outro de pêssego, a massa leve...mas e por fora? Eu não queria que botasse lá... Mas me convenceram que o importante era a intenção... que realmente foi das melhores... Bom, o povo comeu... Devia estar bom, né? E eu assumo que foi um desafio... E é preciso técnica, conhecimento, prática em confeitaria... Enfim, tudo que eu não tenho... mas é preciso criatividade, boa vontade e coragem para solucionar as coisas que nos aparecem... Eu poderia comprar um pronto no dia seguinte...todo perfeito... podia...claro que podia e até pensei nisso... Mas e foto que eu queria tanto que tivesse... me desculpem pela falta de experiência... mas foi de coração! Um dia eu faço um curso... assim como um dia eu parendo a dirigir... outro dia eu aprendo a costurar (adoro!) e a fazer sapatos...Aí eu lanço a minha própria grife (viajei legal agora, né?)


















Cesar Leiro e Celi Taffarel deram um depoimento sobre Luckesi muito interessantes e
emocionados. Tivemos também a declamação de um poema...


































Cris se emocionou muito falando de quando foi aluna de Luckesi... Do GEPEL (fundado por ele)... Haja emoção!
























Sabe, eu acho que professores como o Luckesi, com tanto conhecimento, tanta vivência em educação, tantas obras importantes e tanta energia, são exemplos de vida. Que nos motivam, nos incentivam e nos permitem vislumbrar uma trajetória em educação com desafios, é claro, mas como muita integralidade, muita competência e muito compromisso.
E o que eu mais gosto em Luckesi, sabe o que é? É que ele sabe... É um expoente do pensamento em educação. E traz suas idéias, de forma tão simples, tão acessível, tão instigante, tão humana. É por essas e outras, que admiro a pessoa, o intelectual e acima de tudo o grande educador que Luckesi é e sempre será...


Nenhum comentário: