terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Educação financeira dos filhos e metas pra 2010

Esse texto meu é um e-mail que acabei de enviar... cortei a parte inicial e acho que todo o resto é um tipo de escrita pessoal...própria dos diários... É como se eu falasse de mim para mim, entende? Depois achei o blog http://www.liveinformationnews.com.br/, que tem um artigo sobre os oito erros que cometemos na educação dos filhos!

Comece pensando:


AS PESSOAS FAZEM COM A GENTE O QUE PERMITIMOS QUE FAÇAM!

Não existem filhos vilões e pais mocinhos e vice-versa! Existem relações que precisam estar sendo verificadas etapa a etapa! E o grande desafio das realções, sejam elas quais forem é um só: LIMITES!
Fico pensando se eu seria quem sou se encontrasse tudo na mão, sem esforço!


Estou implantando mudanças lá em casa. A partir desse ano, cada filho deverá contribuir com R$100,00 para as despesas. Nosso compromisso espiritual com os filhos é pra sempre, mas os compromisso economicos tem um prazo. Não quero me sentir depois lesada. Al, o mais velho (22 anos), que trabalha desde os 16 e nunca contribuiu, chiou... Binho, que começa a trabalhar na minha escola esse ano, concordou e defendeu que eu gasto muito mais que isso... Tb dividi as compras mensais em "kits de sobrevivencia". Cada um tem sua cota de leite, pão, carne, etc. Porque isso: é muito comum a gente ir comendo, gastando, sem se preocupar com o limite do outro. Daí, eu que nunca tou em casa e como fora, às vezes procurava um leite condesado, por exemplo, e não achava, pois já tinham feito brigadeiro varias vezes. Não sei se vai dar certo, mas estou tentando educar fincanceiramente meus filhos (e eu tb que gasto uma soma alta demais com supermercado). Eles precisam saber quanto custa cada coisa e que se gastararem sua "cota" de vez, vão ficar sem, entende? Isso tb me dará noção de consumoi, pois se vc vai comprando sempre que falta, nem sabe o que realmente precisa. E estraga tb... Li numa revista que devemos montar "cardápios" e comprar segundo esse cardápio...

Tou ficando mais organizada tb... Quero poupar alguma coisa até julho, quando pretendo realizar as plásticas e comprar um carro...Se desperdiço tanto no supermercado, não vou ter um carro nunca!!! Ainda gasto muito tb com roupas, sapatos e bolsas. Nessa parte eu estou realmente melhorando... Nossa, meu guarda-roupa está cheio!!!! Tenho uns 15 pares de sapatos novos ou semi-novos. A desculpa para o consumo é : "eu trabalho, eu mereço!" E mereço mesmo, mas sempre fica algum que praticamente não uso. Acabo doando depois para as irmas e pessoas proximas... Me pergunto em 2010, eu preciso realmente de mais um vestido? Resposta: sim, talvez precise do ponto de vista da quisição, não da necessidade... mas não é algo fechado... não se muda de um dia pro outro... Os meninos, com minhas ponderações nos gastos com alimentação, vieram logo dizendo: "E vc vai parar de comprar roupa pra vc? " No que eu respondi : O dinheiro é meu e eu uso como achar melhor, mas se acho que devo reduzir no gastos com vcs, aceitem! Ah, eu sou muito flexivel! Não estou fazendo nada mais do que dar os limites que nunca dei....E isso choca! mas é no diálogo... Vamos vendo se dá certo...

Quanto custa realmente um filho? E o que eles nos trazem? No meu caso, estou meio chateada com Al porque eu não emprestei os 3 mil pra ele comprar uma outra moto. Achei que ele deve comprar uma moto com o que ele já conseguiu juntar... Sem fazer uma dívida comigo. Além do mais vem aí a faculdade! É pesada a prestação. Se ele vai pagar metade, tem que ficar com essa parcela como prioridade... Enfim, às vezes erramos feio na educação dos nossos filhos porque "facilitamos" demais. A VIDA NÃO É FÁCIL! Tudo que já conquistamos os nossos filhos usurfruem numa boa, mas é preciso que valorizem e saibam que tudo, mas tudo na vida tem um preço... E tem que se estar disposto a pagá-lo a cada dia...

No fim das contas, meus primeiros planos e mudanças pra 2010 são generosos. Vou me cuidar mais...Comecei a comer melhor... me observar mais... sair de casa com o café da manhã tomado (não tenho fome de manhã) é uma das coisas que evitará que eu coma mais do que deveria no almoço! Vou procurar uma atividade física que me dê prazer! Meu corpo está a meu serviço e é meu principal aliado... Acho que não sou tão cuidadosa com ele como deveria.

Janeiro eu sempre faço check up... Dermatologista, Ginecologista, Cardiologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Ortopedista... Mesmo sem estar sentindo nada! Tem que ver como tudo está! O ano é sempre muito corrido e foi não foi, descubro alguma coisa! Plano de saúde é pra ser usado como prevenção e não apenas em caso de emergência!

Sim, e disso tudo o objetivo é: 10 kg a menos, mais auto-estima (será que é possível?) ainda, mais saúde e disposição.

No mais, esse texto que escrevi pensando em vc, vai pro meu blog... Acho que pode servir como reflexão para outras pessoas tb...

Beijo enorme!

Tudo de bom!


PS - Achei um blog muito bom que fala dos erros que cometemos em relãção aos filhos...

Pincei esse:
"De 18 a 21 anos

Ele já é perfeitamente capaz de assumir sua vida financeira, fazer escolhas e ser responsável por seus atos.

O erro mais comum nessa fase

Situação: dar mesada ao filho com mais de 21 anos.

Por que os pais o fazem: como os filhos estendem cada vez mais a permanência na casa dos pais, muitos continuam a tratá-los como dependentes, ainda que já sejam maiores de idade e recebam o próprio salárioPor que está errado: o jovem não se sente estimulado a trabalhar. Muitas vezes o salário é inferior ao que recebia dos pais. Frustração e acomodação no início da vida adulta comprometem o amadurecimento

A estratégia correta: é importante que, a partir do momento em que entra na faculdade e começa a fazer um estágio, o filho assuma pequenas contas ou despesas da família. Pode ser a própria conta de celular, a gasolina do carro ou mesmo o pão que compra todos os dias pela manhã."
Por Anna Paula Buchalla - abuchalla@abril.com.br
Fonte: Veja
Postado por liveinformationnews às 09:31





Nenhum comentário: