segunda-feira, 7 de abril de 2014

Noé interdisciplinar

Hoje eu aproveitei um tempinho e a necessidade de ir ao shopping fazer pagamentos e vi o filme "Noé".
Primeiro que roteiros baseados em histórias que já conhecemos precisam de algum tempero pra não ficarem batidos demais. Já li alguns comentários destruindo o filme, pois muita gente leva a Biblia ao pé da letra... E se não se olhar por outros ângulos, como proponho, vai virar uma confsão, tá?

Tá no Youtube.... https://www.youtube.com/watch?v=WFSNJbdFWmU  MAS FOI REMOVIDO PORQUE NÃO SE GASTAM MILHÕES DE DÓLARES PARA DEPOIS ALGUÉM PIRATEAR E SAIR GRÁTIS. Eu não vejo e nem compro nada pirata, e isso da pirataria na NET dá uma boa discussão, não é?

Darren Aronofsky, que eu considero um dos melhores diretores da atualidade sabe fazer você se emocionar. E geralmente todo filme dele mexe, faz pensar. Elenco primoroso... Só tem fera... Destaco Jeniffer Conelly que também atuou num dos melhores filmes sobre drogas que conheço e que é do mesmo diretor: Requiem para um sonho.


Noé tem um papel importante, salvar as especies animais para que o "Criador" recomece a Terra, já por demais destruída pela linhagem de Caim. Elementos que não existem na Biblia entram nessa narrativa, como os "Guardiões" que são seres que se apiedaram de Adão e Eva e por isso foram também amaldiçoados pelo Criador. Mas a Biblia fala de um gigante Og e ele é um desses guardiões disformes com cara de rocha, na trama.


A clara luta entre o bem e o mal é retratada e o roteiro (também de Arnofsky) faz você questionar o tempo todo como um Criador , ser superior a tudo pode ser tão dramaticamente inferior a Noé, um simples pai amoroso e um fiel servidor.

Em  conhecimento teológico, debato essas questões em sala e uma vez um aluno até bateu na boca quando falava da "virgindade" de Maria, como se estivesse cometendo um erro terrível... PENSAR, QUESTIONAR, IR POR OUTROS RACIOCÍNIOS É FUNDAMENTAL PARA QUE SE APRENDA!

No enredo, Noé e seus familiares vão morrer, porque o criador só quer os animas sobre a terra. Ele tem três filhos e apenas uma nora. Na Bíblia deve ter as noras a quantidade certa, pois Noé seria poupado. Mas nesse roteiro, um de seus filhos já está revoltado contra o pai porque muitos inocentes também morreram no dilúvio e ele não pode trazer uma mulher para si. Do ponto de vista da sociologia, que sociedade era aquela e que  sociedade nós temos hoje?

Quando sua nora que era esteril concebe, Noé já fica preocupado e decide que se for menina, ele a matará. Este é um conflito terrivel... São suas netas...Mas e toda a população que morreu pra que se fizesse a vontade do Criador? Mais uma vez a mulher na história da  Biblia como problema...

Nasecem gêmeas... Isso resolveria a descendência de Noé... Eu me acabei de chorar na cena em que Noé vai pra matar as duas netas recém nascidas... Há váras passagens como essa na Bíblia, como se o Criador precisasse de demonstrações sobre humanas de obediência... Que ética é essa? Coisa pro pessoal de Filosofia discutir.

Bom, recomendo como filme para discutir várias coisas. As espécies, na contagem dos dias da criação, são seguidas de imagens que remetem claramente a evolução proposta por Darwin. O ser humano é criado por último. Já quando os animais vão chegando para a Arca, as aves chegam primeiro. Não sei como isso está na Biblia... Répteis, anfíbios chegam depois e por último mamíferos... Os peixes não são mostrados no filme.  E a família de Noé é vegetariana...

Um amigo ateu me disse que aos nove anos, quando era um fervoroso e contrito Testemunha de Jeová  perguntou ao seu pai e ao seu avô, um "Ancião" do seu templo, como caberiam 5 milhões de espécies numa Arca de algumas centenas de cúbitos. Então o meu amigo pesquisou, converteu os cúbitos em metros e percebeu aos nove anos que não caberiam 10 milhões de animais na Arca... Matematicamente e Geogrficamente quanto espaço ocuprariam essas espécies e de que lugares viriam?

Ler um pouco da Wikipedia também pode ser produtivo. "Baidawi deu o tamanho da arca em 300 cúbitos (157 m, 515 pés) de comprimento por 50 (26,2 m, 86 pés) de largura e 30 (15,7 m, 52 pés) de altura e explicou que, no primeiro dos três níveis, animais selvagens e domesticados foram acomodados, no segundo os seres humanos e no terceiro as aves. Em cada tábua havia o nome de um profeta. Faltavam três tábuas, simbolizando três profetas, elas foram trazidas do Egito por Og, filho de Anak, o único dos gigantes que teve permissão de sobreviver à inundação. O corpo de Adão foi colocado no meio para dividir os homens das mulheres." Tinha gigantes né? Que raça foi essa? Também encontramos raças diferentes em toda mitologia greco-romana... E Golias também era gigante, né? Hoje sabemos que doenças que levam ao gigantismo e ao nanismo...Tudo culpa do GH, ou em português, hormônio do crescimento. Mias pano pra manga em Biologia.

E finalmente, um prato cheio pra História, pois há várias antigas civilizações que remetem a uma destruição pela água... Esse recomeço também está nos meus roteiros... São vários filmes contando essa mesma história por outros caminhos... Nostradamus previu o fim e muita gente até estorou o cartão de crédito em 2012. Afinal de onde viemos e para onde vamos? Traz aí um bocado do ensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles pra essa salada e vamos digerir isso?

Recomendo que tenham seus diferentes olhares sobre o filme. Aceitar as coisas como dogma, é um dos pilares de muitas religiões. Sobrenatural... Sobre o natural... E o  natural? Vamos abrir um espaço de discussão sobre isso?  Tudo coisa que contraria a lógica, a Física e os fatos cotidianos. E a Ciência?

Dizemos que religião, política e esporte não se discutem. Depende do que se entende por discussão. Na Biblia diz que Noé passou uma nao sem dormir só alimentando os animais e que eles estavam separados por estacas, para não se reproduzirem. No filme, os animais dormiram após respirarem certas ervas, emanadas de objetos que lembram turíbulos.

Muito interessante esse filme! Vale a pena ver e buscar um olhar para além da imagem. Para além do ecrito na Bíblia... E parabéns, Darren! Você é um dos nossos!

Salvador, 08/04/14  01:42

Se quer saber mais, clica nisso ó:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-194938/
http://cinema10.com.br/filme/noe
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arca_de_No%C3%A9
https://www.youtube.com/watch?v=A2sGw3w8_HA (Em inglês, que é pra você testar o quanto entende da língua!)

Nenhum comentário: