quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Feliz dia dos professores!

Hoje é o nosso dia!
Ser professor não é tarefa fácil! É preciso paixão pelo que se faz... e o que fazemos? Lidamos com gente! Com idéias! Com cultura! Com conhecimento!
Fui aluna, desde o início de minha vida escolar de grandes professores. Lembro de D. Rosinha, que já resolvia meu problema de fazer as coisas rápido de maneira agradável! Eu tinha quatro anos e a escola funcionava na casa dela, em Ibimirim (PE)... Eu já sabia ler e era uma classe com alunos de diversas idades. Eu terminava a minha parte, comia doce de leite feito por ela e ia dormir na cama dela... Estudar sempre foi uma coisa prazerosa pra mim! E se eu terminava o que havia programado para aquele dia, natural que fosse descansar, né?
Aprendi tudo que sei na em casa e na escola... Minha avó, D. Rosinha (que eu chamo de Mainha), hoje com 84 anos é minha grande mestra... Até hoje uso no dia-a-dia coisas que aprendi com ela... Olho o caderno dos alunos... porque Mainha olhava o meu... Entre outras coisas, aprendi a rezar, a declamar e a fazer (mesmo que preguiçosamente) alguns serviços domésticos e artesanato... Mas a maior lição, sem dúvida, é aquela de permanecer honesta... De não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem a mim... Lições de vida... diárias... ininterruptas...
No ensino básico tive uma professora de Ciências chamada Ana que nunca esqueci.. Lembro de sua aula sobre sexualidade em 1980, quando eu era 5ª série e tinha 10 anos... Até hoje trabalho com todas as minhas turmas essa temática... E também me tornei professora de Ciências e Biologia.
No ensino médio (1984), lembro de um professor de Educação Moral e Cívica e História lá do Central... A gente chamava ele de "Arlindo Orlando" po causa da música da Blitz. Mas o nome dele é Orlando... pena que não sei o sobrenome... Com os recursos do Google, você pode até localizar pessoas...
Na UFRPE (que a gente chama de "Rural"), destaco Auristela Albuquerque , uma pessoa maravilhosa!!! Eu nem tinha nenhuma "ligação" com Entomologia e aprendi a gostar da disciplina por ausa dela! ambém gostei muito de estudar com Argus, Pompéia, Schetinni... Foram 50 disciplinas... 3.120 horas... Bons tempos... adoro a Rural!

Fui bolsista de iniciação científica com Gerusa Dreyer e Amaury Coutinho no CPqAM... Eu estava iniciando minha vida acadêmica e resolvi seguir pela educação depois de quase dois anos lá... Aprendi muita coisa... Especialmente que a rotina laboratorial não é a minha praia... Admiro Gerusa pela determinação, força... Dr. Amaury, responsável direto pela minha bolsa, era um senhor respeitável, gentil... Um grande pesquisador...

Fiz uma pós na UFBA, em Biologia, mas infelizmente não trago boas lembranças de lá... Tive um excelente professor que veio de São Paulo e deu um curso muito bacana de "Estatística aplicada à Ecologia" e outra que deu um curso de Ecologia com ênfase em Polinização, mas eu não lembro o nome deles... Ah, também fiz no período Inglês Instrumental , com Gustavo Gama. Ele dizia que gostava de "tergirversar" e eu também gosto... As aulas eram muito interessantes... mas eu sou suspeitíssima, porque me identifico com a língua...

Das disciplinas do Mestrado em Educação da UNEB (que cursei recentemente como aluna especial) vieram excelentes professoras:Tânia Hetkowski, Olívia Matos e Liana Sodré.Tânia é um ser humano maravilhoso. Admiro sua forma de agir, de se colocar... Ela consegue dizer tudo numa classe!!! Coisa que eu não consigo, pois as vezes sou direta demais... Já Olívia é acessível, compreensiva, facilitadora... Fala com real encantamento pelos seus autores preferidos... Liana é centrada, dinâmica, empolgante... Foi muito bom cursar Políticas Públicas e Tecnologia da Informação e Comunicação com Tânia e Olívia e depois Políticas Públicas e Formação do Professor de Educação Infantil com Olívia e Liana... Pra quem não sabe eu também gosto muito de TIC e de políticas públicas!
Há outros professores importantes na minha trajetória... Não posso deixar de lembrar de Kátia Freitas . Passei dois anos no PGP/LIDERE e o aprendizado foi enorme...
Bom, atualmente, estou tendo o privilégio de estudar com Sérgio Farias (Arte e Educação), Dante Galeffi, (Educação no Mundo) e Cesar Leiro .
Sérgio é dinâmico, criativo, perspicaz... Suas aulas são únicas, não dá pra recuperar se você faltar! Já falei do quanto gosto do seu estilo em outras postagens e do prazer que estou tendo em cursar como aluno especial "Arte e Educação". Minhas tardes de quinta são bastante especiais!!!
César é disponível, incentivador, observador... Nos encontramos uma vez num comício de Pinheiro, no Farol da Barra. Fiquei de enviar as fotos, mas até hoje não tive tempo de pegar com Mamy... Legal saber que compartilhamos de algumas ideologias políticas...
Recentemente tivemos uma aula de "Educação no mundo" com quatro professores estrangeiros... Vou fazer uma postagem só sobre isso, porque vale a pena... Foi extremamente importante, porque os relatos foram riquíssimos... O meu grupo irá enfocar a educação nas américas, mas resolvemos focar um pouco... Vamos fazer um vídeo... Vixe, que estudar exige tempo!!!
E Dante? Bom, ele me dá a impressão que é de um território diferente... No seu olhar... Na sua forma de se colocar... Olhar físico que parece estar vendo outras coisas, além... Nunca toquei idéias de fato com Dante... Mas gostaria muito... Na aula nem sempre dá pra gente debater como gostaríamos, né?

E essa daí de baixo, sou eu... E essas pessoinhas... Tão importantes... cada uma delas! Alunos da Jesus Cristo!!! Essa foto é de um passeio que fizemos ao Zoológico... Muito bacana!!!!! Me dá trabalho levar os alunos pra fora da escola... Mas eu sempre os levo...de acordo com a série há opções, tais como a UNICA , a biblioteca, o tearo, o cinema...
!

Nós, professores, somos intelectuais, mesmo que nosso status atualmente esteja tão decadente... Mesmo que nosso ambiente de trabalho esteja muitas vezes parecendo um "depósito" de crianças e adolescentes. Mesmo que muitos não recebam convenientemente, justamente pela natureza da nossa qualificação! Mas o que importa é que muitos de nós estamos fazendo a nossa parte! A educação é uma das mais importante áres de uma nação! E deveria ser prirodade! E deveria ser olhada com mais critério! E não julgada tão severamente pelos erros que não vêm de agora... pelos recursos que não se destinam... pelos tropeços que realmente apresenta!

Mas não estou aqui pra reclamar! IOs discursos de "desculpabilização" e "álibis" não me convencem! Estou aqui pra dizer que tenho orgulho de ser professora! Não vou esmorecer jamais! Sinto que meu trabalho tem importância e tem valor! Sinto que não posso mudar o mundo, mas posso estar contribuindo com as mudanças! Porque nós, professores, influenciamos pessoas com nossas atitudes! É preciso compromisso! É preciso acreditar que você, professor (a) é único (a), especial e ímpar!

Abraço a todos os meus colegas! E a todos os meus professores também! Ah, e aos nossos alunos... razão de estarmos diariamente na sala de aula... fazendo a educação acontecer!

Ah, não posso esquecer de grandes colegas... Mas vou destacar apenas Rosinha (Diretora da Escola Jesus Cristo). Rosinha é uma pessoa com uma vida dedicada a educação e não é apenas minha colega! É uma amiga de verdade, irmã, parceira....Trabalhamos juntas há dez anos... É uma vida, né? Sabe lá o que é conviver diariamente comigo(risos) ? Rosinha me conhece bem e tem um talento especial pra administrar os conflitos das crianças e jovens de nossa escola... E não são poucos! Porque a gestão escolar também é um segmento da educação complexo e difícil!!! Ela também lida bem com as relações humanas e todas as rotinas administrativas e pedagógicas da escola. Tenho aprendido constantemente com ela... Tenho sorte de trabalhar com alguém como ela! Queria encontrar mais diretores de escolas dotados do senso de responsbilidade e com o compromisso com a educação que ela têm...
Pois, é... analisando esse relato, percebo que sou professora... E sou feliz! E as angústias da educação não são um dilema para mim... Ser professor é ter compromisso com o seu fazer pedagógico... E lutar, pra que esse fazer se torne cada dia melhor! Porque melhorar é sempre possível... e aprender também!
Guel

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eleições 2008 em Salvador

Agradeço a todos que votaram em Mamy nas eleições do dia 05/10... Ela não se elegeu, mas batalhou significativamente.

Mison esteve aqui de domingo até ontem. A gente vota do Central... Fomos no domingo à noite ao Comitê e ao Rio Vermelho acompanhar o resultado que para mim já era uma certeza: Pinheiro vai ser o próximo prefeito e o segundo turno era uma etapa, apenas!

Eu, Al, Lázaro e Binho na torcida!


Todos torcendo juntos!


Esse é um dos filhos de Pinheiro, o Júlio. Muitas vezes o vi bastante cansado... Trabalha assiduamente e está em todas as atividades. A campanha exigiu muito esforço e suor! Mas tá valendo a pena, né?


Olha aí, eu fotografo Pinheiro em ângulos que o deixam mais simpático, vocês não acham? De perto ele é extremamente carismático... De longe também! As urnas demonstraram que o seu carisma é grande!!! Seu diálogo é transparente. Gostei muito quando ele disse no comício da Barra que tem carteira de trabalho... Eu também tenho... Existem pessoas que nunca souberam o que é "ralar" pra se conseguir as coisas... Pinheiro veio de um passado de luta e trabalho. Não encontrou as coisas prontas... Eu gosto de quem luta... e de quem sabe o que é conseguir as coisas com esforço...


Pinheiro entre Mison e Mamy e à direita a esposa, Ana. Ela é muito gentil e simpática. A família de Pinheiro (conheci a mãe e mais dois irmãos durante caminhadas e comícios) é uma família de pessoas como a gente: sem frescura!


Al e seu 13... ao fundo um grafite bem humorado das paredes do Comitê. Eu apareço pouco nas fotos... Mas fotografo muito!!!!!!!!!!! (risos) A charge tá muito engraçada, né?



Teve muito mais... Ah, e eu apreci na TV...Meus alunos me contaram... Agora vamos para o segundo turno... E vamos eleger alguém que vem com prpostas interessantes e fôlego novo. Com todo o respeito que todos os ex-prefeitos merecem, eu afirmo: quem já governou uma vez, demonstrou o que poderia ou não fazer... Agora é a vez de um político com experiênica e bom senso conquistar o seu espaço e fazer um bom governo. São minhas opiniões pessoais. Pinheiro pra prefeito de Salvador!

Ah, vocês me conhecem... Sou movida pelas minhas opiniões... Esse blog é pessoal, fiel a meus pontos de vista e só. Tenho grande simpatia por Pinheiro de verdade! Ele conquistou a minha confiança, respeito e admiração. Por isso, confio nele... E você, em quem confia?

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

As paixões são voláteis


Vamos colocar os outros poemas prometidos?

Até porque é tudo tão dinâmico que daqui a pouco eles perdem o vigor... o sentido...

Às vezes eu questiono o sentido das coisas, das pessoas, dos fatos... E questiono a mim mesma, minhas escolhas e tal... Não quero passar pela vida seguindo as regras que eu não criei e não desejo para mim.

Quero exercer minha liberdade e ser livre nesse "mundinho" é algo insólito... Vivemos sob padrões que nada têm de reais para a nossa existência. São fantasias criadas pela sociedade e muitos de nós tentam se adequar, simplesmente. Eu não me adequo a tudo. Sou uma pessoa comum, como muitas coisas que são feitas extremamente, rigorosamente dentro do que se espera... Mas me reservo o direito também de fugir de alguns "padrões"... Geralmente isso vale para o quesito emoções... Sou espontânea... Sigo meus instintos... sou discreta, cuidadosa e vivo minha vida, pago minhas contas. Não me importo com o que os outros fazem o deixam de fazer... Não critico... Então, não admito que ninguém nem nada interfira na minha maneira de agir e reagir a determinadas situações. Vou continuar me apaixonando por quem eu quiser... até o dia que surja um amor de verdade... Quem sabe eu vou ficar solteirona (risos)... Quer dizer, fui casada por 13 anos, tenho dois filhos...Não teho mais como ser "solteirona", né?

Gosto muito dos seres humanos... E dos homens, que são realmente os únicos seres que me inspiram e me fazem sentir que a "busca" pela felicidade e o amor não tem fim...

Esse papo é muito direcionado... Talvez vocês não estejam entendendo... Deixa pra lá...

Vamos aos poemas... Esclareço que foram feitos pra uma única pessoa... Assim, meio flash, sabe... Acho que nasceu, viveu pouquíssimo e morreu... Dadas as circunstâncias... Existem até mesmo paixões de algumas horas, né? Acordo e não penso mais em ninguém!!! Que saco!!! Me prefiro apaixonada... Aviso aos "navegantes": meu coração esfriou novamente. Não me pergunte porque... Eu tava curtindo o sentimento platônico... Mas consciente ou inconscientemente passou... Que pena... Ficaram os poemas...


Eu não vou deixar você


Se me perguntarem

Direi não estar apaixonada

Não, isso não é nada

Que eu não possa controlar

Ou desmistificar

Isso não vai crescer

Nem se expandir

Eu não vou deixar você

Se apoderar de mim

Eu não vou deixar você

Crescer dentro de mim

Eu me conheço bem

E sei o valor que tem

Alguém especial

Pra despertar meu lado B

Que a paixão é bem real

Mas o que eu posso fazer?

Não quero me desvencilhar

Eu quero mesmo é sentir

Quem sabe eu queira te amar

Porque eu preciso de alguém

Porque o meu coração tem

Um espaço pra você ocupar...

Eu não vou te retirar de mim

Mas você não tem raízes pra nele

Se perpetuar...


29/09/08 21h 48min