quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ninguém vive com uma caixa de e-mail só... Eu tenho duas Hotmail, uma Ubbi, uma Gmail, uma Yahoo (essa eu mal abro, é só pra grupo de biólogos mesmo!) e uma Ig (que parece que tem que mudar não sei quê).
Hoje a Ubbi tava cheia e comecei a deletar os e-mails... aí achei uns poemas que nunca arquivei em outro lugar... são de 2005 e inspirados num professor da UFBA... ou melhor, em dois... teve um da UNEB também... eu estava muito "educacional" nesse período!

Resolvi colocá-los todos aqui, nessa mesma postagem... e aí vou liberar o espaço lá...

Ninguém vive com um cartão de crédito só... ninguém vive com um salário só (especialmente sendo profesor)... Agora me responda, porque temos que escolher uma pessoa só e ficar transando só com ela o resto da vida????? Não faz sentido... mas depois falo mais disso...

Vamos aos poemas de 2005!
Expectativas (para Bull)
Eu espero que você apenas sorria
E na sua face haja um pouco de satisfação
Que seja plena a sua alegria
E que esteja aberto o seu coração...
Eu queria uma vida diferente
Com muito mais desafios e emoção
No entanto, tantos dias se repetem
Sol após sol
Lua após lua
E eu nunca sei ao certo
Onde fica a contramão...
Embora pareça estar buscando
Algo que não conheço direito
Sinto estar voando
Ao redor de um alvo perfeito...
Quando nos mostramos como somos
Quando nos abrimos por inteiro
Deixamos que o mundo se expanda
Como num sentimento que primeiro
Mergulha profundamente
E sobe á tona, certeiro
Mas as certezas serão dúvidas
E as canções, recordações somente
Pois se a expectativa muda
Nada sobra indiferente...
Façamos o seguinte então
Nada de expectativas
Deixemos apenas a vida
Gerar a nossa ação...

Salvador, 08/08/05

Presa da inconstância (para M.R.)

Gostaria que as horas fizessem mais sentido
E que o gosto dos desgostos passados
Fossem fossos, degradados e perdidos
Eu queria pulsar, pelas frestas latentes
E queimar como chama constante
Mas o que sou eu nesse reles instante?
Um ser, meramente...
E ser o que eu sou não mais me garante
A sobrevivência, a cadência, a importância
Rotulo coisas, retiro tampas
E olho pra dentro da inconstância
Nada mais me surpreende
Nem me prende
Nem me lança...
Fixa estou, como esfinge
Na poeira que no pensamento se estanca
Nada mais me oprime ou aflige
Me agride ou me liberta...
Falta-me o ar que alimenta
Falta-me a cor, a luz, o riso
Falta-me tudo que preciso
E no entanto, eu vivo!

Salvador, 28/023/05 15:12h

E ele respondeu exatamente assim:

" Mas o que sou eu nesse reles instante?"
" - Uma grande, grande poeta!
Parabéns!
Posso reenviá-la para amigos e amigas sensíveis ao belo?
Claro que fazendo referência à Grande G... Poeta...
Bjs
mr "

Outros e-mails foram escritos e eu tenho grande carinho por M.R... como vou deletar (é preciso! Já estão guardados há 3 anos!), vou copiar e colar tudo aqui...ou quase tudo...


31/12/2004 11:27:02

"Caríssima,
Não deletei nada do que me escreveu, mas guarde tmb uma cópia de tudo que vem produzindo. Mesmo que ainda não seja no próximo 14 de março, um dia isso virará impresso. Quem sabe se não ficarei conhecido como o cara que foi o primeiro a ler os escritos da Grande G, escritora cyber que tinha a própria NET no nome? Meus votos de um Ano Novo de muitas realizações e muitas alegrias para vc e sua turminha querida.


Um grande beijo, M."

Começa a crescer o arquivo...

Tem um e-mail que escrevi pra ele quando estava no Fórum Social Mundial...

27/01/2005 18:51:37

Olá!
Como vão as coisas? Novidades daqui!
Viagem ao FSM - fase 5 ou a soma de todas as horas!
Chegamos em Porto Alegre depois de atravessar uma grande parte do Brasil...deixe-me ver... segundo um site que consultei, foram 3090 km. Segundo meus conhecimentos de cinemática, andamos a (deixa eu abrir a calculadora!!!) 55km/he se viéssemos a 80km/h chegaríamos em apenas 39 horas. Chegamos em 56 horas.S abe o que isso significa? Que com as paradas, ficamos 17 horas a mais do que poderíamos! Tudo bem, precisamos parar pra comer, tomar banho e esticar as canelas, mas eu continuo achando que poderíamos ser mais "velozes" e objetivos.

É tão absurdoesse número de horas "paradas" que vou consultar outro site com a distância de Salvador a Porto Alegre, tche!

É isso mesmo! Pensei que tivesse me deslocado mais! De Salvador pra Recife são 834 km, e normalmente chegamos lá em 10, 12 horas. A gente vai de 70 km/h pra cima. Paramos menos, eu sei. Nesse pique, chegaríamos em Porto alegre em 44 horas. Em suma: precisamos ser mais rápidos nas descidas!

Em caravana, é essencial o cuidado com o outro. Não podemos nos fazer esperar atrasando todo mundo... quer dizer, poder podemos, mas devemos?A conclusão é simples: perdemos muito tempo por sermos lerdos demais. E esse tempo é um dos mais relativos que existe.Viajar em grupo é bem interessante, mas a gente tem que estar se observando o tempo todo... quer dizer, se estivermos interessados em nos auto-conhecer e em conhecer os outros.

Um dia estava falando de uma pessoa que gosto muito e disse que ela é maravilhosa!

- O que é uma pessoa maravilhosa para você?

- É alguém que dorme e acorda bem! Ficamos juntos (eu essa pessoa maravilhosa e mais um monte de gente) num ônibus por cerca de 51 horas. Deu pra avaliar bem.


FSM fase 4, ou a localização desestratégica.

A nossa caravana, com representantes de diversas entidades e ONGs, é bem interessante por vários ângulos. Mas vamos abordar o aspecto da coragem! Nos destinaram a um alojamento que fica sob responsabilidade da União dos Escoteiros e dentro do Parque Saint Hillare, em Viamão. Viamão, segundo o"Guarda Belo", tem esse nome porque alguém, a muito, muito tempo "viu a mão", saca? Na verdade eu classifico lá de "contramão"!!!!!

Todos (ou quase todos) os gaúchos a quem pedimos informação foram bem preocupados em dar a informação correta. Foram bastante solícitos! E é claro que isso para mim tem muito valor. Quem não gosta da tal hospitalidade? O povo daqui é hospitaleiro e divertido. E bonito também... há também muitos fumantes!

Sim, mas o Parque tem uma entrada relativamente baixa e nosso ônibus não conseguiu entrar! Depois de 56 horas de viagem, descobrimos que nosso alojamento ficava dentro da mata, logo ali... há 2,8 km...

O "escoterirão", um senhor muito simpático, veio pra resolver. Pá de lá, pá de cá, o pessoal da prefeitura (que administra o Parque) trouxe um caminhão e os "retirantes" da Bahia foram recolhidos. Eu e Neta (sim,minha fiel escudeira está aqui me finaciando, que eu só tenho dinheiro uma vez no mês, no dia do pagamento, né?Mas isso vai mudar! No dia que eu ganhar tanto,mas tanto, que me seja impossível gastar tudo pagando as contas! I wait!! Sim,mas é tudo anotado! Dia do pagamento a primeira a ver a cor do meu dinheiro é ela!) fomos de carona como "escoteirão" e fizemos o reconhecimento do terreno.

O lugar é lindo, porém bastante inseguro, sem telefone, água mineral e sem nosso ônibus, teríamos que andar os tais 2,8 km mata a dentro e mata a fora. Ah, eesse lugar foi conseguido pago! A R$ 15,00 a diária por pessoa. Pá de lá, páde cá, veio o chefão dos escoteiros e foi bem legal com a gente e assim,ficamos livres da primeira diária e fomos alojados em uma Galeria em Poa...

Adivinha o nome da Galeria? Nunca! "Coruja de Minerva" é uma galerias emi-abandonada (pelo menos no meu ponto de vista!) em Medianeira. É lá que a aventura continua. Colchonetes foram comprados, porque não trouxemos... Até porque ficaríamos numa hospedagem com colchão (e uma população considerável de ácaros gaúchos!)

Negócio é o seguinte, a localização desetratégica foi só um pequeno problema! E como sempre eu fico convencida de que tenho uma sorte danada! Todo mundo daqui acha o local perigoso a noite... e não aconteceu nada! Bacana, não?

A passeata do FSM

Bom, eu vou escrever sobre isso e sobre todas as pessoas "interessantes" que vi. É tudo tão monstruosamente diverso aqui! Agora mesmo tou na sala de imprensa. Tão bem acomodada que começo a pensar que essa é uma boa profissão!

Tem repórter e demais profissionais da comunicação por toda parte. São muitosmicros e tal. Há uma boa estrutura para imprensa. Afinal isso também é a alma do negócio. Da próxima vez, na África eu acho que não vou. Se fosse, queria ficar mais perto ainda do povão.

O acampamento da Juventude é um local bem... é insólito, no mínimo! Atravessamos parte dele pra chegar na Usina do Gasômetro, onde estou agora. Tem gente de todas as idades e sentimos algo de próximo por estarmos todos aqui.

Na passeata, ficamos mais junto a um grupo que defende os direitos das mulheres.Uma militante gritava no megafone " No mas violência contra las mujeres! Direitos humanos já!" Esse grupo também luta pelo desarmamento.

Um grupo pequeno, mas muito "chamativo" era composto de umas cinco mulheres de véu e roupas que destoavam e muito da moda... qualquer tipo de moda. Pareciam surradas demais e compradas num brechó! Se eu fosse de uma revista de moda, diria que as "combinações" entre as peças estavam erradíssimas! Como não sou e sei que o objetivo da caminhada é outro, limito a dizer que é uma boa para chamar a tenção para a causa...seja ela qual for, pois escrito em árabe, não dava pra ler a mensagem.

Só sei que o diferente chama muita atenção. E não importa o tamanho do grupo, o importante é o quão diverso e original esse grupo pode representar.

A WWF, com seu pandinha bonitinho tinha aqueles balões... nada criativo, mas todo mundo viu, né? Havia caixões de verdade na passeata... prestei atenção nas camisetas pretas com palavras de ordem e gostei da morte fantasiada, mas esqueci nome da ONG... era ligada à defesa da Mata Atlântica.

Tinha um sambão parecido com o da escola de samba da novela das oito e meia (horário de verão)... parecido no som, claro! Samba na avenida tem sempre um som parecido...eu acho!

É engraçado a diversidade de linguagem. Um grupo de pessoas parecendo de origem alemã, gritava palavras de ordem...mas eu não entendia nada, portanto, para mim, eles fizeram "muito barulho por nada"...

Chequei para Neta e disse:

- Deveria ter uma passeata por dia. Aí,, no primeiro dia vc viria de sari, como aquela indiana, que sozinha atraiu todas câmeras... no segundo dia vc viria devéu... aquela blusa de manga comprida de oncinha ficaria coladinha em você... no terceiro dia você viria de roupa étnica africana... e pra ficar de vez emtodas as memórias vc viria no último dia de índia. Naturalmente, sem usar a roupa pra chamar a atenção! Não teria quem não olhasse! Ela nem respondeu. Limitou-se a dar uma risadinha... sabe diferenciar a realidaeda fantasia.

Ah, na cidade vi um cara parecido (de verdade) com Enéas de vestido de noiva. Ficou muito engraçado, porque o vestido era decotado nas costas e ele tinha costas bem cabeludas!!!

Por que nós seres humanos precisamos chamar a atenção? Será que o FSM chama mesmo a atenção? Dá resultados? Ah, sei lá! Tudo parece tão módico para mim! Desculpem, eu sei da importância das coisas, mas a dimensão delas as vezes é exagerada!

Depois eu falo das coisas que vou assistir e participar... "é tanta coisa no menu que eu nem sei o que comer".... ah, e a comida!

Vixe como o custo de vida aqui é caro, tchê! Em compensação, tenho comido cerca de um quilo de uvas por dia! Ai, que delícia! Uva, pêssego, ameixa fresca, morango!!! Tudo bem mais barato, né? Pra contrabalançar, abacaxi é os olhos da cara! E leite em pó é impraticável de comprar! Não sei porque, heim?Ah, e água tem um gostinho de terra! Até o suco de laranja que comi tinha esse tal gostinho de terra! Segundo um gaúcho é só em algumas épocas do ano! Inda bem que é fato...Pensei que era faro acentuado meu!

No mais, o show de ontem eu não fiquei. Mas depois de caminhar tanto, descansei na grama do anfiteatro Pôr-do-Sol.

Ah, e os nomes das coisas? Quando querorir, lembro da loja de produtos para animais chamada " Pombinha e Rola". Demais!


Um abraço,

G. "

Legal, né??? Adorei resgatar esse texto... Depois vou postando o resto e esvaziando a caixa...

Girl.net

Nenhum comentário: